Atividades para trabalhar mitologia grega em sala de aula

Escrito por timothy lemke | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para trabalhar mitologia grega em sala de aula
As histórias de Homero são uma excelente introdução à mitologia grega (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A mitologia grega vem servindo como inspiração para escritores, artistas e músicos há milhares de anos. Os poemas de Homero são considerados uma das mais antigas manifestações literárias do ocidente. Os romanos eram tão fascinados pelos deuses gregos que os renomearam e os incorporaram à sua própria sociedade. Para ensinar sobre mitologia grega em uma sala de aula, um professor pode usar diversas atividades divertidas, que irão manter os alunos interessados.

Outras pessoas estão lendo

Literatura

"A Ilíada" e "A Odisseia" são duas das histórias de aventura mais antigas da literatura ocidental. "A Ilíada" narra a história da Guerra de Troia, enquanto "A Odisseia" conta a história de Ulisses e sua perigosa jornada de volta para casa após a guerra. Como uma atividade de sala de aula, leia em voz alta trechos de "A Ilíada" e "A Odisseia" para sua classe. Além disso, crie uma apresentação multimídia que reúna imagens dos ciclopes, Circe, Aquiles e Poseidon para complementar a leitura de cada história.

Árvore genealógica dos deuses gregos

Começando com os Titãs, solicite aos alunos que façam uma árvore genealógica dos deuses gregos. Cronos, pai de Zeus, Poseidon e Hades, devem estar no topo da árvore, que trará então ramos divergentes para cada um de seus três filhos e seus descendentes. Zeus, o rei dos deuses, era conhecido na mitologia grega como o progenitor de muitas linhagens de deuses e semi-deuses. Logo, focando a atividade em seus descendentes, os alunos podem estudar diversos personagens famosos da mitologia grega, como Hércules, Perseu e Pandora.

Peças de teatro

O dramaturgo grego Aristófanes foi um dos primeiros a escrever comédias que satirizavam os deuses e a cultura da Grécia Antiga. Em "Os Sapos", Aristófanes ridiculariza o deus da arte e do teatro, Dionísio, que pede a ajuda de seu meio-irmão, Hércules, para viajar ao submundo de Hades, a fim de trazer Eurípides de volta do reino dos mortos. Monte uma peça sobre a obra, pedindo aos alunos que assumam papéis diferentes e façam a leitura das passagens. Aqueles que ficarem sem um papel podem ser designados para criar adereços e cenários para a produção.

Filmes

Dezenas de filmes retratam as lendas de heróis gregos. De "Fúria dos Titãs" até "Percy Jackson e os Olimpianos", Hollywood tem frequentemente levado as empolgantes aventuras da mitologia grega para as telas dos cinemas. Em seguida, compare as produções de Hollywood sobre o tema com a representação de deuses gregos nas histórias que você leu nas aulas. Peça a seus alunos para descreverem como os deuses nas histórias diferem daqueles mostrados nos filmes. Por fim, solicite aos estudantes que escrevam um artigo contrastando as diferentes abordagens de cada mídia sobre a mitologia grega.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível