Mais
×

Atividades com música para bebês de 0 a 12 meses

A música é uma ferramenta poderosa. Professores gostam de usá-la como uma ferramenta de ensino, pois as atividades que a envolvem são adaptáveis ​​a várias situações. As crianças, por sua vez, adoram atividades com músicas por serem divertidas. Mesmo as crianças com idade inferior a um ano podem desfrutar de uma variedade de atividades musicais.

Desfrute de atividades de música simples com crianças (music image by Victor Hernandez from Fotolia.com)

Canto

Muitas pessoas se sentem inseguras quando cantam para um recém-nascido ou uma criança mais velha. As crianças gostam de ouvir qualquer voz humana, independentemente da qualidade de voz. Os bebês mais jovens se beneficiam de músicas que podem ser inventadas na hora. Cantar músicas durante as atividades diárias, como tomar banho ou vestir-se, é calmante para bebês e ensina a linguagem ao mesmo tempo. Conforme um recém-nascido cresce, ele pode preferir músicas com ritmo. Cante rimas clássicas como "Ciranda Cirandinha" ou "Batatinha Quando Nasce", que também são divertidas para os irmãos mais velhos. Uma criança pode participar do canto fazendo barulho e rindo. À medida que ela cresce, pode começar a fazer sons repetitivos e imitar as palavras das canções.

Música gravada

A música gravada é uma ótima maneira de introduzir uma variedade musical para uma criança. Mesmo a menor criança pode ouvir música enquanto estiver descansando, comendo ou jogando. Os pais e irmãos mais velhos normalmente familiarizam um bebê com a música popular no curso da vida diária. Escolha expor conscientemente uma criança a uma variedade musical. As músicas infantis podem ser usadas enquanto o bebê estiver em alerta e vendo seu ambiente; canções de ninar são calmantes e funcionam bem para os períodos em que o bebê está descansando e música clássica pode apresentar a uma criança muitos ritmos e melodias. Experimente para ver que tipos de música acalmam ou estimulam o bebê. Conforme uma criança fica mais velha, coordene o tempo com músicas animadas que incentivem a atividade. Mantenha o volume moderado para evitar transtornos à criança agora e evitar a perda de audição no futuro.

Brinquedos musicais

Introduza brinquedos musicais para aprimorar o controle da criança sobre seus pés e mãos. De início, os simples chocalhos serão um desafio. Permita que a criança experimente ritmos e volumes. As crianças mais velhas podem usar uma variedade de brinquedos comprados em lojas, incluindo brinquedos eletrônicos que tocam música. Não confie em brinquedos estritamente comerciais; os artesanais são tão úteis quanto. Preencha garrafas de refrigerante de plástico com arroz ou feijão para fazer barulhos. As colheres e panelas funcionam como bateria. As crianças próximas a um ano de idade se tornam criativas e podem usar qualquer brinquedo como um instrumento musical batendo em outro objeto

Instrumentos musicais

Uma criança pode não ser capaz de tocar um instrumento musical, mas isso não significa que ela não gostará de ver e ouvir alguém tocando. Se um membro da família ou amigo toca um instrumento, deixe a criança ver e ouvir. Leve o recém-nascido para concertos ao ar livre, quando apropriado. Os bebês mais velhos podem gostar de soprar cornetas e dedilhar violões. As crianças gostam de ouvir música, quase tanto quanto fazê-la.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article