Atividades com "O Corvo e o Jarro"

Escrito por michelle renee | Traduzido por luiza thomaz
Atividades com "O Corvo e o Jarro"
"O Corvo e o Jarro" é do século VI A.C (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Um jeito legal de ensinar - ou aprender - uma lição de vida valiosa é participar de atividades com o tema "O Corvo e o Jarro". A história, uma das lendárias fábulas de Esopo, fala sobre um corvo com sede tentando encontrar água. Quando ele encontra um jarro de água em um jardim, descobre que o objeto é fino demais para que seu bico chegue até a água. Com paciência e persistência, o corvo joga pedra após pedra no jarro até que a água subiu o suficiente para ele beber.

Lição

Em uma sala de aula, "O Corvo e o Jarro" é um tema excelente para ser incorporado a projetos de matemática e ciência. Por exemplo, faça seus alunos usarem um recipiente transparente, uma régua, água e um conjunto de bolinhas de gude para medir quantas pedrinhas podem ter sido necessárias para o corvo elevar a água.

Encha o recipiente até a metade com água e pergunte para as crianças quantas bolinhas elas acham que são necessárias para elevar a água em 0,6 cm. Depois, tente e escreva os resultados deles. Repita o processo várias vezes até que a água alcance o topo do recipiente. Adicione o número de bolinhas em cada tentativa para ver quantas foram necessárias. Você também pode encorajar as crianças a descobrirem outros modos pelos quais o corvo poderia ter tido acesso à água no jarro.

Livros sanfona

Outra atividade infantil que pode ser feita com o tema "O Corvo e o Jarro" é um projeto de arte simples com livros sanfona. Dê a cada criança uma folha grande de cartolina ou papel cartão e várias tintas, marcadores, gizes de cera e lápis coloridos. Dobre o papel ao meio. Pegue uma borda do papel e dobre-a para fora até que a borda encontre a primeira dobra, criando outra. Repita esse passo com a outra borda, criando um modelo de sanfona com quatro seções. Permita que as crianças escrevam e ilustrem um pedaço da história - do começo ao fim, da esquerda para a direita - em cada seção.

Diorama

Faça um diorama para ilustrar a história em 3D enquanto praticam a essência da moral da fábula. Tire a tampa de uma caixa de sapatos velha e vire-a de lado. Decore o lado de dentro da caixa para parecer um jardim. Pinte os lado, a parte de cima e o fundo de azul para representar o céu, e a parte de baixo de verde para ser a grama. Faça desenhos do corvo e do jarro, e então cole-os na tampa da caixa. Corte os desenhos, deixando uns 2,5 cm extras na parte de baixo de cada desenho. Dobre as partes extras para trás e prenda-as no chão do diorama com cola ou grampeador para criar um efeito 3D.

Projetos de teatro

Crianças - ou até adultos - envolvidos em grupos de teatro da escola ou da rua podem apresentar uma performance única baseada na antiga fábula. Comece criando uma cena de jardim no palco ou na área da apresentação e fazendo ou comprando uma fantasia de corvo. Várias versões da histórias existem na internet como passagens ou poemas. Escolha e memorize a versão de sua escolha e recite-a em frente a uma plateia para dar vida à história.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível