Atividades operacionais do RH

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por fabiana silva
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A área de recursos humanos tem duas aplicações: a estratégica e a funcional. A primeira inclui desenvolver e implementar planos de gestão de longo prazo. A segunda inclui as atividades de operação diárias que os generalistas ou especialistas de RH desenvolvem, bem como os serviços que os membros dessa equipe oferecem para os funcionários. As atividades operacionais podem ser classificadas em categorias paralelas às disciplinas ou áreas de recursos humanos e incluem: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança no local de trabalho e gestão do risco, relações com o funcionário e remuneração e benefícios.

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Funções da equipe de RH

Nem todas as empresas possuem um departamento próprio de recursos humanos, e até mesmo aquelas que possuem nem sempre têm muitos especialistas em cada campo de atuação. Muitas atividades de RH são realizadas por funcionários cujas funções incluem outras responsabilidades, como, por exemplo, um gerente de escritório ou assistente administrativo que é responsável pelo processamento da folha de pagamento. Em empresas menores, os funcionários com experiência e conhecimento em RH se oferecem para executar as atividades que normalmente seriam desempenhadas por um especialista. Há também casos em que os empregadores preferem terceirizar as tarefas operacionais para que a equipe de RH tenha mais tempo disponível para focar no planejamento.

Recrutamento e seleção

Um profissional especialista em contratação e recrutamento é responsável por criar anúncios para vagas de emprego, realizar as entrevistas preliminares e oferecer orientação para os gestores sobre a avaliação do candidato, as técnicas de entrevista e as decisões de contratação. Os membros da equipe de RH nesse campo de atuação também fornecem informações para os funcionários atuais sobre transferências entre empresas e oportunidades de promoção.

Treinamento e desenvolvimento

As atividades operacionais para os especialistas na área de treinamento e desenvolvimento variam desde orientar um novo colaborador até promover treinamento para supervisores e gerentes. A equipe de RH desta área também é responsável por conduzir avaliações das necessidades. Essas análises definem o tipo de treinamento que os funcionários precisam receber e a forma mais eficaz de treiná-los para que aprimorem suas habilidades, hábitos no trabalho e para que consigam se desenvolver profissionalmente.

Segurança no local de trabalho e gestão do risco

Os profissionais dessa disciplina de RH são responsáveis por manter os registros de acidentes no local de trabalho, por preencher os relatórios de acidentes e fatalidades ocorridos com os funcionários e por coordenar os benefícios de pedidos de indenização. As atividades também incluem manter os arquivos e relatórios sobre as questões de segurança e as folhas de dados de segurança dos materiais em conformidade com a lei.

Remuneração e benefícios

As atividades desse campo incluem controlar o registro de ponto para o processamento da folha de pagamento e ajudar os funcionários durante a inscrição aos planos de benefícios oferecidos. As empresas que contratam um profissional para cuidar da folha de pagamento e outro para os benefícios, normalmente estabelece papéis bem definidos para cada um. O especialista em pagamento lida com as questões relativas ao salário, incentivos e bônus. Entretanto, o indivíduo que cuida das questões de benefícios é responsável por processar as solicitações de licenças ou alterações no seguro saúde em virtude de demissão ou para agregar um membro da família.

Relações com o funcionários

As tarefas funcionais para essa área incluem desde atividades de recrutamento e seleção, até de remuneração e benefícios, visto que as questões de relação com o funcionário envolvem praticamente todas as disciplinas de RH. Contudo, existem tarefas específicas que incluem passeios regulares pela empresa para promover as relações com os funcionários em vários departamentos, realizar grupos de discussão ou elaborar perguntas para realizar pesquisas de opinião junto aos colaboradores. A equipe dessa área de RH também prepara relatórios para mostrar a conformidade com as leis trabalhistas federais e estaduais e revisa os regulamentos pessoais para que reflitam as alterações feitas nas regras e políticas de trabalho.

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