Atividades de parábolas para a juventude

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de parábolas para a juventude
Parábolas tornam as lições fáceis para jovens e adolescentes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Jesus usava parábolas para transmitir sua mensagem de forma memorável, simples e familiar aos seus ouvintes. As parábolas continuam a ensinar hoje em dia e são um bom material de ensino para todas as idades. Jovens e adolescentes podem criar formas de interpretar as parábolas e usá-las em aulas de escola dominical e atividades de ministério jovem.

Outras pessoas estão lendo

Filho pródigo

Muitos jovens entendem a mentalidade do filho pródigo e se identificam com seu desejo de escapar da supervisão dos pais. Jovens podem encenar a história e apresentá-la durante uma aula da escola dominical ou um encontro de jovens da igreja. Adereços simples, como roupões de banho, cercas, construções de papelão e bichos de pelúcia podem criar seu cenário. Os jovens podem atualizar a linguagem e alguns elementos do enredo para criar uma versão moderna da história.

A pérola de grande valor

Esconda uma grande bola branca, que representa a pérola, na grama ao redor da igreja. Prepare também uma mesa para representar o local onde ficará o dono do campo. Mande seu jovem buscador ao campo para encontrar a pérola de grande valor. Quando encontrá-la, ele deve escondê-la de novo e correr para encontrar o dono do campo na mesa. Ele deve perguntar pelo preço do terreno e então ir para outro lugar, onde participará de um leilão com os ouvintes fazendo o papel daqueles que vão comprar tudo o que ele tem. Use objetos para representar suas posses, como seu MP3 player e sua bicicleta. Depois do leilão, ele deverá ir novamente até o dono da terra com dinheiro de mentirinha e comprar o campo. Por fim, quando ele retornar ao grupo, todos poderão ver que na "pérola" está escrito fé, amor, esperança e salvação.

Semeando

Prepare um recipiente contendo pedrinhas para representar as sementes lançadas no caminho. Um segundo recipiente contém terra com pedras grandes e um terceiro solo com ervas daninhas. O quarto recipiente contém solo fértil e uma tigela contém sementes para serem semeadas. Prepare quatro plaquinhas grandes coladas em varetas de artesanato como rótulos para os recipientes e plaquinhas menores em quantidade suficiente para que cada jovem tenha uma. Faça os jovens virem e se sentarem e leia a história de Mateus 13:3-8. Peça a eles que determinem que tipo de vida cada recipiente representa. Então, peça a um aluno para fazer uma placa para cada recipiente e uma plaquinha menor para ele. Diga aos outros alunos para fazerem um rótulo pessoal para sua plaquinha na vareta de artesanato menor. Permita que cada aluno plante uma semente no recipiente que representa sua vida atualmente e coloque o rótulo na semente. Deixe as sementes brotarem.

Rezando pelas necessidades

Leia a parábola que se encontra em Lucas 11:5-8. Embora os jovens possam não precisar de fatias de pão, eles podem perguntar a um amigo algumas coisas que ele precisa. Peça a eles que falem esses itens em voz alta e escreva-os em uma lista. Então, pergunte a eles por quais itens eles poderiam rezar e faça uma segunda lista. Leia Lucas 11:9-13. Deus dá bons presentes e promete suprir o que for realmente necessário. Pergunte por exemplos pessoais de preces atendidas. Faça os alunos escolherem um parceiro de oração e rezar por uma necessidade específica a ser atendida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível