×
Loading ...

Atividades para trabalhar a perseverança

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando passamos por momentos difíceis e parece que não conseguiremos ir além, a perseverança é o que nos dá aquela força para completar as coisas com as quais nos comprometemos. Construir a perseverança é um processo de uma vida toda e que exige muito esforço, então é importante entender que sempre encontraremos pedras no caminho. Se você está buscando formas de aumentar sua tendência ao sucesso, essas atividades construtoras de caráter relacionadas à perseverança podem lhe ajudar.

A escalada testa sua perseverança (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Definição de objetivos

Definir seus objetivos permite que você se foque em onde quer chegar quando sentir que quer desistir. Sejam esses objetivos elevados ou mundanos, de longo ou curto termo, determiná-los com clareza para si mesmo ajuda a construir uma autoestima positiva quando finalmente conclui-los. Para construir a perseverança, escreva cinco objetivos pessoais em um pedaço de papel. Coloque pelo menos uma meta diária e ao menos uma de longa duração em sua lista. Mantenha essas metas em um lugar visível, para ser lembrado delas constantemente.

Loading...

Entrevistas

Entreviste pessoas notáveis, de sucesso ou com muita experiência de sua comunidade. Pode ser o prefeito local ou até veteranos de guerra. Concentre-se em perguntar como eles conseguiram chegar onde chegaram e quais foram os obstáculos que tiveram que superar para se tornarem quem são hoje. Essa atividade não somente vai te ajudar a ter uma noção do que significa perseverar, mas também lhe dará novos modelos para seguir.

Exercícios

Fazer exercícios é uma forma visceral e concreta de se ensinar como persistir diante da dor e da dúvida. Também ensina como ter responsabilidade sobre aquilo que você se propõe a fazer. Construa uma rotina de exercícios que seja desafiadora, mas alcançável. Para desenvolver a perseverança, no entanto, é necessário que você persista na rotina. Haverá dias em que fazer exercícios físicos será a última coisa no mundo que você quer fazer, mas fazê-los especialmente nesses dias é o que constrói caráter e perseverança.

Hobby

Encontre um hobby construtivo que te desafie constantemente, independente das suas melhorias e ganhos de experiências. Esportes em time, karatê, construir modelos, pescar ou jogar sinuca são atividades que testarão suas habilidades de persistir pelo sucesso e pelo fracasso. Em qualquer hobby ou atividade escolhida, o ponto principal será aprender e desenvolver suas habilidades específicas, mas também reconhecer e aceitar o trabalho árduo e a paciência necessários para melhorar e dominar a atividade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...