Família

Atividades de pintura para uma criança de 3 anos

Escrito por lily mae | Traduzido por marcelo couto
Atividades de pintura para uma criança de 3 anos

Permita que as crianças explorem através da pintura

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Além de ser adorada por crianças de 3 anos, a pintura também oferece muitos benefícios. Esta atividade exercita os pequenos músculos das mãos, serve como uma plataforma para ensinar reconhecimento das cores e outras habilidades básicas e, promove a exploração criativa. Seja você pai ou professor, há muitas atividades com pintura para envolver crianças desta faixa etária.

Pintura com os dedos

A pintura com os dedos fornece uma experiência tátil para as crianças. Para incentivá-las nesta atividade, coloque uma folha de papel em uma superfície plana, pingue algumas gotas de tinta no centro do papel, instruindo-os a espalhar a tinta com as mãos e os dedos por todo o papel. Uma alternativa é encher tigelas com tintas de diversas cores e permitir que eles peguem um pouco de cada cor para colocar nas suas folhas e espalhar pelo papel. Encoraje-os a criar figuras, desenhar formas e escrever números e letras. Através da pintura a dedo, as crianças podem, tanto, expressar a sua criatividade, como também, ao desenhar formas, letras e números, sentir como os símbolos são formados, o que os ajuda a reter esta informação importante.

Impressões

Faça-os criar impressões com tinta. Coloque uma pequena quantidade em um prato e dê-lhes diferentes itens para pressionar na tinta e depois em uma folha de papel, como pedaços de comida, blocos, selos e brinquedos, por exemplo. Esta atividade é divertida e fornece às crianças a oportunidade de descobertas científicas conforme vão explorando e vendo as imagens que aparecem quando pressionam os itens no papel.

Pintura pressionada

Nenhuma peça de arte é igual a outra quando se usa este tipo de pintura. Forneça às crianças tigelas com tinta e pedaços de papel. Instrua-os a usar um pincel para espalhar tinta em um lado do papel, dobrá-lo ao meio e abrir. Peça a eles que observem as imagens formadas. Formas diferentes aparecerão e quando cores diferentes forem combinadas, elas poderão observar que misturas de cores podem criar uma nova cor.

Pintura de sopro

Coloque uma gota de tinta têmpera em um pedaço de papel e dê canudos às crianças. Instrua-os a apontar uma das extremidades do canudo sobre a tinta e a soprar na outra. O ar irá espalhar a tinta sobre o papel, criando formas interessantes e é possível usar cores diferentes para criar pinturas coloridas. Apesar das crianças não usarem as mãos nessa atividade, utilizar um canudo e ar como pincéis permite que eles tenham uma experiência diferente com a pintura, o que é uma ótima maneira de explorar a criatividade.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media