Atividades de pintura e desenho para crianças da pré-escola

Escrito por suzanne akerman | Traduzido por gabriel guedes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de pintura e desenho para crianças da pré-escola
Aprimore as habilidades motoras dos estudantes com atividades de pintura e desenho (drawing image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Os alunos da pré-escola estão apenas aprendendo o que podem fazer com ferramentas artísticas como canetas e pincéis, e ainda precisam de muita prática para segurar e manipulá-las. Você pode aprimorar as habilidades motoras e o conhecimento artístico dos alunos, assim como promover a cooperação através de atividades de pintura e desenho. Faça com que as crianças pratiquem os desenhos e pinturas regularmente para ajudar a expressar a sua compreensão dos conceitos visualmente ao invés de verbalmente. A atividade vai envolver os aprendizes cinestésicos e os alunos da pré-escola vão se orgulhar do que conseguirem criar.

Desenho cooperativo

Divida as crianças em pequenos grupos e dê a cada aluno uma folha sulfite e utensílios para desenhar. Peça aos alunos para escreverem seu nome no canto da folha, ou faça isso para eles caso sejam muito novos. Dê a todos 30 segundos para desenhar o que quiserem no papel. Depois de 30 segundos, peça que passem o papel para outro estudante e conte outros 30 segundos para que o estudante seguinte continue o desenho. Quando o desenho voltar para o dono, examine e converse sobre o que o trabalho em grupo pode realizar.

Misturando cores

Use a pintura para examinar as propriedades da cor. Dê a cada estudante um pedaço grande de papel para pintar e uma paleta com as cores primárias. Mostre aos estudantes que eles podem criar mais cores ao misturar estas, mas não diga exatamente como. Deixe que experimentem com a mistura das tintas na folha, e quando descobrirem uma maneira de criar uma nova cor, escreva no quadro a "receita" para essa cor.

Desenhos de giz

Ofereça às crianças a oportunidade de desenhar com outros materiais que não sejam lápis de cera ou canetas ao levar a aula a um local com uma grande área ao ar livre sobre concreto. Peça a todos que deitem sobre o concreto e trace em volta do corpo deles no chão com o giz. Peça a criança para preencher dentro do modelo desenhando um rosto e colorindo as roupas usando o giz. Se os estudantes quiserem tentar, deixe que façam traçados de giz uns nos outros para praticarem as habilidades motoras.

Desenhos de "O mesmo, porém diferente"

Prepare uma lista de instruções que podem ser seguidas facilmente em um papel de desenho comum, como "desenhe três círculos", "desenhe uma linha longa" e "desenhe dois triângulos conectados". Entregue aos alunos um pedaço de papel e deixe que usem os utensílios de sua escolha para completar as instruções quando chamá-los. Peça que não olhem para o desenho do amigo durante a atividade. No fim da lista, compare a diferença entre os desenhos de cada criança e discuta como os resultados podem diferir mesmo vindo das mesmas instruções, e como o estilo de cada criança é único.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível