Mais
×

Atividades com plantas para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Ensine crianças sobre botânica, o estudo científico das plantas, utilizando atividades práticas e divertidas. Ao explorar as plantas e seus hábitats, as crianças criam uma ligação com a natureza e aprendem como as plantas são importantes para a sobrevivência do ecossistema e das pessoas.

Ensine as crianças a dar valor a natureza (Plant image by Hedgehog from Fotolia.com)

Plante

Ensine as crianças a plantar diversos tipos de plantas em vasos ou no jardim. Ao cultivar um jardim de vegetais ou de flores, as crianças aprendem a cuidar de plantas e fazê-las sobreviver. Depois de lições práticas, teste seus conhecimentos com perguntas como "o que uma planta precisa para viver?" e "o que é a fotossíntese?". Faça experimentos com níveis diferentes de luz do sol e os efeitos que causam nas plantas. Dê um pacote de sementes para os alunos plantarem em casa.

Ensine as crianças a cultivarem jardins (gardener boy image by Piter Pkruger from Fotolia.com)

Visite o jardim botânico

A maioria das cidades grandes tem um jardim botânico, que é um grande jardim que apresenta uma grande variedade de plantas, cada uma etiquetada com o seu nome científico. O lugar normalmente tem plantas exóticas do mundo inteiro, assim como vida selvagem, como pássaros e tartarugas. Telefone para o jardim botânico local para agendar uma visita, onde você pode ensiná-las sobre os tipos diferentes de plantas e as condições que elas precisam para sobreviver.

Explore ao ar livre

Faça uma caminhada e peça para as crianças coletarem o máximo de plantas que encontrarem. Primeiramente, garanta que a área está livre de plantas venenosas. Diga para os seus alunos usarem manga longa e luvas de proteção como medida de segurança. Depois disso, diga para dividirem as plantas por semelhança e conversar sobre as características delas. Em seguida, use um dicionário de plantas ou de botânica para identificar as espécies encontradas.

Deixe as crianças explorarem ao ar livre e veja quais tipos de plantas encontram (Kid standing in the fall forest image by Olga Sapegina from Fotolia.com)

Diagramas e dissecções

Utilize diagramas para explicar o processo da fotossíntese para as crianças. Explique como as pessoas contribuem na sobrevivência das plantas, e como elas são necessárias para a sobrevivência humana. Por exemplo, elas proporcionam o oxigênio necessário para nós, e nós proporcionamos o dióxido de carbono que elas precisam. Dissecar uma planta também é uma maneira divertida para as crianças aprenderem a sua anatomia. Com esse experimento prático, explique sobre as partes da planta e as suas funções, como as raízes, as folhas, o estame e a cápsula de sementes. Depois de explorá-la, dê folhas com atividades para testar os conhecimentos dos alunos.

Produtos de origem vegetal

Explore e explique quais coisas do dia-a-dia vêm das plantas, incluindo papel das árvores, óleos de plantas e roupas das plantas de algodão. Diga para as crianças procurarem na sala o máximo de produtos de origem vegetal que conseguirem. Discuta em grupo como os produtos são feitos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article