×
Loading ...

Atividades para a pré-escola: o ciclo de vida da tartaruga

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma tartaruga começa a sua vida num ovo e depois de chocado sairá um filhote. As tartarugas cuidam de si mesmas desde o nascimento, passando pela sua juventude até se tornarem adultos. As adultas migram para as praias onde as fêmeas põem ovos para os machos fertilizarem. Os ovos são cobertos de areia até chocarem. Ensine aos seus alunos sobre o ciclo de vida da tartaruga através de atividades multissensoriais e livros.

As tartarugas passam seu tempo de vida na água e na terra durante seu ciclo de vida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cortar e colar

As atividades de cortar e colar permitem que o aluno visualize os ciclos de vida de uma tartaruga e o organizem manualmente na ordem correta. Essas atividades desenvolvem a coordenação motora e as habilidades visuais, colaborando no desenvolvimento tátil e visual com novos materiais. Você pode imprimir alguma atividade da internet ou montar a sua.

Loading...

Organizador gráfico

Os organizadores gráficos são ferramentas de aprendizagem abrangentes para os alunos em todas as séries. Divida os alunos em grupos e mande preencher um organizador gráfico que mostra o ciclo de vida da tartaruga. Os alunos mais novos podem tirar fotos para retratar o ciclo de vida, enquanto os mais velhos podem desenhar e adicionar legendas. Faça o seu próprio organizador gráfico desenhando sete círculos ou caixas e numerando-as. Os alunos podem preencher em cada etapa: nascimento, rastejo à água, migração, rastejo para a terra, escolha do local para aninhar, momento de cavar buraco e colocar os ovos. Você também pode usar um organizador gráfico pré-fabricado, como o que está disponível no site TimeForKids.com.

Histórias

Os livros são ferramentas de muito valor no desenvolvimento da criança. Escolha um livro que fale sobre tartarugas de forma bem colorida, para introduzi-los ao seu ciclo de vida. Mostre as ilustrações e peça que eles descrevam o que estão vendo. Depois, leia a história para mostrar se eles descreveram de forma correta o que estava acontecendo em cada ilustração.

Sequenciando

Use tiras de frases que descrevam cada etapa do ciclo de vida da tartaruga para envolver as crianças em uma atividade de sequenciamento. Faça tiras de frase grandes e coloridas e peça que os alunos trabalhem em grupos para tentar colocar os passos em ordem. As crianças podem colocar as tiras no tapete ou usar ímãs para anexá-los a uma placa magnética. Essa prática ajuda os estudantes que aprendem através do movimento e prática.

Jornais

As crianças aprendem por meio do questionamento e observação. Crie revistas com sua turma grampeando papéis revestidos com uma capa de cartolina. As crianças irão decorar as revistas com fotos de tartarugas. Faça-as gravarem os novos fatos escrevendo perguntas e fazendo desenhos de como essa fase pode ser ilustrada. Inclua perguntas para as crianças responderem. Se quiser avaliar a sua aprendizagem, estipule algumas como "onde uma tartaruga faz seu ninho?" e "o que um filhote faz quando nasce?"

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...