Atividades de pré-escola sobre números

Escrito por julie vickers | Traduzido por amanda cabral
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de pré-escola sobre números
Alunos dessa faixa etária podem se divertir com essas atividades (Various digits isolated on the white background image by Elnur from Fotolia.com)

Atividades sobre números para crianças da pré-escola são fáceis de preparar, divertidas de fazer e baseadas na cooperação em vez de quem ganha ou perde. Ao desfrutar dessas atividades, as crianças vão querer repeti-las, começando a adquirir as habilidades e os conceitos sobre os números. As atividades da pré-escola sobre o tema listadas abaixo ensinam as crianças a contar até dez e o inverso, contando com precisão conjuntos de dez objetos, além de reconhecer os numerais até dez, uma compreensão da linguagem matemática, como "quantos", "mais", "menos" e "o mesmo número ".

Outras pessoas estão lendo

Números de todo dia

Muitas atividades podem ser feitas pelas crianças nas tarefas cotidianas e rotineiras. Por exemplo, contar passos, enquanto sobem e descem escadas, ao ordenar as roupas, contando os itens de uma cor ou o número de meias, na hora do banho e contando quantos copos plásticos de água vai encher um grande. Crianças da pré-escola precisam de muita prática com contagem oral, não focando nos seus erros, mas sim modelando a linguagem correta, enquanto se divertem juntos, fazendo muitos elogios e incentivando seus esforços.

Bata palmas para contar

Revezem-se jogando um dado grande e macio e depois contem o número de pontos (ou reconheça o numeral) e, em seguida, bata esse número de vezes com palmas. Torne o jogo mais enérgico, fazendo passos, saltos ou saltos em vez de aplausos. Ou torne-o mais desafiador, contando os números para frente e, em seguida, de trás para frente: "Um, dois, três, quatro, cinco ... cinco, quatro, três, dois, um" Muitas variações podem ser feitas neste jogo. Por exemplo, joguem os dados, contem os pontos e depois recolham a mesma quantidade de moedas ou centavos. Depois de se revezarem algumas vezes, contem quantas moedas cada pessoa tem. Quem é mais rico?

Caçe o número

Esconda vários objetos pequenos (por exemplo, botões e formas de macarrão) debaixo de um conjunto de copos de plástico. Use quantidades de 1 a 5 ou de 1 a 10, dependendo da capacidade da criança. Mova os copos para misturá-los. Embaralhe um conjunto de cartas numeradas e coloque-as viradas para baixo. Mostre o primeiro cartão, em seguida, se revezem para levantar um copo e ir contando quantos objetos estão por baixo. Se o valor corresponde ao número do cartão, a pessoa ganha o copo e os objetos, e um novo cartão numerado é, então, virado. Se o valor não corresponder, a pessoa coloca o copo de volta sobre os objetos, e é a vez da próxima pessoa. Quando todos os números forem encontrados, cada jogador pode contar quantos objetos que coletou. Quem tem mais? Quem tem menos?

Modele o número

Coloque alguns cartões com números ou números magnéticos onde podem ser vistos. Faça rolinhos em forma de salsichas com massinha de modelar e depois faça os números. Massa de modelar pode ser usada para ensinar números de várias maneiras divertidas e outras atividades como modelar um ouriço. Para tanto, primeiro faça a forma do corpo, em seguida, faça os espinhos. Faça os ouriços com diferentes números de espinhos, variando de 0 a 10, e, em seguida, coloque-os em ordem para fazer uma linha numérica de ouriços.

Rimas e números

Aprender rimas simples e canções sobre números vai proporcionar às crianças muita prática nos conceitos e habilidades numéricas, tais como a contagem oral de frente e de trás ou uma simples adição e subtração. Rimas antigas são excelentes, mas há também muitas rimas modernas disponíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível