Diferença entre as munições 5.56 e 7.62

Os serviços militares americanos se esforçam para encontrar a munição perfeita

NA/Photos.com/Getty Images

As munições 5.56 e 7.62 têm muitas diferenças, mas compartilham algumas similaridades. Serviços militares se esforçaram para encontrar a melhor munição para seus rifles e gastaram muito tempo e dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, conseguindo muito sucesso com esse empenho. A 5.56 e a 7.62 vieram de melhorias dos modelos antecessores e têm servido às forças armadas por décadas.

Coice

A OTAN 5.6x45mm foi desenhada para a M-16 pela Remington Arms nos EUA e tem sido o cartucho principal das forças da OTAN desde a Guerra do Vietnã e substituiu o 7.62. Na época da escolha, ficou decidido que o 7.62 prejudicava a precisão do tiro por causa de seu coice excessivo, enquanto o 5.56 recuava cerca de 50% menos.

Munição

O 5.56 é derivado do Remington .223 e tem calibre .22, o mesmo diâmetro do .22 com ignição na borda. O 7.62 foi desenvolvido a partir do cartucho .308 de rifle Winchester e desenhado para substituir os cartuchos militares .30-06 dos rifles Springfield. Seu calibre é .30, o que é considerado um calibre grande, enquanto o 5.56 é menor, mais fino e mais leve. Isso permite que um soldado consiga levar até 200 cartuchos a mais do 5.56 do que da munição maior, como provado durante em testes militares.

Projétil

O projétil do 7.62 é maior e mais pesado com 150 grãos de cápsula de metal (fmj) na OTAN. Já o 5.56, também da OTAN, dispara uma bala muito mais leve, com 55 grãos fmj. Conforme o cartucho evoluiu, o 5.56 viu o peso do seu projétil aumentar e, hoje, as balas da OTAN têm entre 68 e 70 grãos.

Efetividade e usos

O cartucho maior é muito mais potente, despejando mais de 138 kgfm de energia do que o menor, assim, o 7.62 é usado por atiradores de elite e equipes de assalto especializadas por ser considerado mais letal para esses fins. Também é usado em competições de tiro ao alvo, já que são mais pesados e sofrem menos os efeitos de vento contrário. Por outro lado, as balas mais leves são mais rápidas e possuem uma trajetória mais plana. Esse peso menor, menos recuo da arma e taxa mais alta de tiros são os argumentos para considerar essa a melhor munição carregada pelos militares.

eHow Brasil
×