Atividades de arte pré-escolar livre

Escrito por mary davis | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de arte pré-escolar livre
Artes livres ajudam crianças a usar a imaginação (Dessiner c'est gagne ! © Julien Veyssade image by julien from Fotolia.com)

A arte na infância ajuda a desenvolver a criatividade enquanto trabalha os pequenos músculos motores que ajudam as crianças a aprenderem a escrever e a realizarem outras funções acadêmicas. O envolvimento na arte ajuda as crianças a explorarem e aprenderem fazendo. Embora projetos de artesanato consigam estas metas, artes livres abrem um novo mundo de imaginação e descobrimento que os projetos com meta específica não conseguem.

Outras pessoas estão lendo

Construção com cartas

Use cartas de baralho antigas de diferentes tamanhos. O único outro material necessário para essa experiência de arte é fita adesiva transparente. Deixe as crianças colarem as cartas para construírem objetos em 3D ou organizarem as cartas em uma superfície plana.

Atividades de arte pré-escolar livre
Cole cartas antigas com fita adesiva para este projeto de arte (playing cards image by Maxim Kulemza from Fotolia.com)

Mosaicos coloridos

Cartas de amostra de tinta, de 3 cm x 8 cm, estão disponíveis em lojas de material de construção. Obtenha várias cartas de cores diferentes. Corte as cartas ao meio para fazer quadrados. As crianças podem colocar cola em um pedaço de papel e depois organizar as cartas coloridas na forma que preferirem.

Desenhos circulares

Coloque cores diferentes de tinta guache em recipientes rasos. Deixe as crianças escolherem os papéis de fundo, como pedaços de papel de parede, pedaços de sacos de papel branco ou marrom, pedaços de cartolina e outros materiais mais resistentes. Dê diversos itens circulares para elas usarem como moldes para desenhos circulares. Garrafas plásticas de diferentes tamanhos de gargalo, tubos de papelão, copos de plástico e moldes redondos de biscoito são algumas opções.

Faça as crianças mergulharem os objetos na tinta e pressione os círculos nas folhas de fundo. Diferentes tamanhos e cores de círculos criarão o objeto ou desenho que a criança tiver imaginado.

Conexões e barras comestíveis

As crianças podem criar desenhos empurrando barras de biscoito em marshmallows grandes. Os marshmallows funcionam como conectores e várias barrinhas de biscoito podem ser empurradas umas nas outras para fazer cantos ou desenhos de espaçonaves. Deixe as crianças construírem e comerem um projeto de arte se elas quiserem. Envie algumas das criações para a casa das crianças que as fizeram.

Esfregões com luvas

Cubra uma mesa com plástico e dê um grande pedaço de papel resistente para pintar sobre ele. Faça cada criança colocar um par de luvas velhas. Elas podem colocar tinta guache sobre o papel e usar as luvas para esfregar a tinta pela folha. Coloque mais cores e um pouco de cola branca ou areia à tinta fresca para que as crianças esfreguem sobre a tinta para fazer um desenho interessante.

Atividades de arte pré-escolar livre
Luvas podem se tornar pincéis para crianças (Mittens image by Veniamin Kraskov from Fotolia.com)

Criações com pratos de papel

Dê pratos de papel, tesouras, cola, giz de cera, marcadores e vários outros materiais de arte para elas colarem nos pratos. Elas poderão dobrar ou cortar os pratos como quiserem, colorir e colar materiais para criar qualquer coisa que desejarem. Se houver tempo, deixe que as crianças façam mais de um projeto, ou mantenha esses materiais no centro de arte.

Massa misteriosa

Deixe que as crianças misturem aveia ou farinha de milho com manteiga de amendoim (ou manteiga de soja) para criar uma consistência de massa. As crianças podem brincar com a massinha e colocá-la em um saco plástico para brincar mais tarde ou outro dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível