Atividades pré-escolares com a cor amarela

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por luciana ferraz
Atividades pré-escolares com a cor amarela
Pendure fotos de flores e plantas amarelas como referência (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma das lições mais importantes que uma criança deve aprender na pré-escola é como identificar diferentes cores. O amarelo deve ser uma das cores mais fáceis para as crianças aprenderem pois não há outras cores parecidas com ela. Comece qualquer lição sobre cores com amarelo, e use atividades para reforçar as lições. Depois que criar estes artesanatos coloridos, pendure-os para dar alegria à sala.

Sóis

Sóis são fáceis de fazer para pré-escolares pois suas formas redondas são relativamente fáceis de recortar. As crianças podem recortar sóis em papéis amarelos e colá-los em papéis azuis para fazer um céu, ou transformar pratos de papel em sóis. Cada criança deve primeiro pintar ou colorir um prato de amarelo, então recortar pequenos triângulos de papel amarelo para colar ou prender com fita adesiva nas bordas do prato. Depois que as crianças terminarem de fazer seus sóis, prenda-os com fita adesiva no teto ou nas janelas da classe.

Flores

Ensine as crianças sobre todos os diferentes tons de amarelo mostrando pinturas de flores. Mostre pinturas de girassóis de Vincent Van Gogh e peça às crianças para apontarem as áreas em amarelo claro, médio e escuro. Passe folhas de papel de seda amarelo de diversos tons. Deixe-as experimentarem sobrepor as folhas para criar tons diferentes. Quando estiverem satisfeitas com seus experimentos, ajude-as a torcer os centros dos papéis juntos para criar formas de flores. Prenda com fita adesiva ou cole em um limpador de cachimbo verde para fazer os talos.

Colagens

Um jeito de testar o conhecimento das crianças sobre as cores é pedindo a elas que escolham uma certa cor entre muitas. Certifique-se de que as crianças saibam identificar o amarelo pedindo a elas que façam colagens nessa cor. Distribua revistas e peça que recortem fotos ou letras que sejam amarelas, e então colem os recortes juntos formando colagens. Para um projeto de colagem tridimensional, você pode também dispor materiais amarelos para as crianças usarem. Encha tigelas com penas, contas e retalhos de papel de seda amarelo.

Misturando amarelo

Pré-escolares podem saber dizer as cores do arco-íris, mas provavelmente não sabem como as cores são formadas. Use o amarelo como introdução às cores primárias e secundárias. Dê a cada criança uma tigela de tinta amarela e tigelas menores com outras tintas. Convide-as a misturarem um pouco de amarelo em cada tigela menor para ver se novas cores são formadas. Por exemplo, quando misturam amarelo e azul irão criar tinta verde. Você pode também fazer este experimento com corante alimentício misturado em água. Depois que as crianças terminarem de misturar suas tintas, distribua papéis para que possam fazer desenhos com suas cores personalizadas.