Atividades pré-escolares com fichas coloridas

Escrito por kara bietz | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades pré-escolares com fichas coloridas
Use fichas coloridas como ferramenta de aprendizado em sua classe de pré-escola para jogos de cores e matemática. (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Fichas coloridas, como as usadas para jogar pôquer, ou menores, como as usadas em jogos como Tiddly Winks, podem ser uma boa ferramenta de aprendizado para crianças da pré-escola. Guarde um bom suprimento dessas pequenas peças plásticas e entregue a tarefa à classe pré-escolar de resolver simples atividades matemáticas, jogos de combinar cores e outras lições.

Outras pessoas estão lendo

Combinação de cores e números

Se você tem muitas cores diferentes de fichas, pode criar um simples jogo de combinar cores e números com materiais que provavelmente já existem em sala de aula. Cubra duas caixas quadradas de cartolina com papel pardo para criar um par de dados. Em um deles, pinte cada lado de uma cor diferente que corresponda às cores das fichas que você tem. No outro, escreva os números de um a seis em cada lado. Dê a cada estudante a chance de jogar os dados e escolher o número correto e a cor das fichas, baseado nos dados. O primeiro estudante a coletar dez fichas de cada cor ganha o jogo.

Atribuição de valores matemáticos

Fichas coloridas podem ser usadas para ensinar crianças mais velhas da pré-escola sobre atribuição de valores. Você precisará de uma caneta hidrográfica para isso. Colete várias fichas em três cores: branco, azul e vermelho. Nas brancas, escreva o número 100. Nas azuis, 10. Nas vermelhas, 1. Cada ficha assume um valor diferente. Mostre às crianças que um modo fácil de representar o número 342 é coletando três fichas brancas, quatro azuis e duas vermelhas. Deixe que as crianças manipulem as fichas de sua escolha. Escreva alguns números de três dígitos em cartões e peça às crianças para mostrarem como elas representariam esses números usando as fichas.

Contagem

Para crianças de pré-escola mais novas, as fichas coloridas podem ser usadas para ajudar com a contagem, ou correspondência um a um. Quando crianças estão aprendendo a contar, elas frequentemente não estão preocupadas em contar os objetos, mas sim em recitar números. Correspondência um a um é a habilidade das crianças de contar objetos corretamente. Para ajudar as crianças a alcançarem isso, deixe que elas contem as fichas coloridas. Peça à criança para achar cinco peças azuis e então ajude-a a contar em voz alta enquanto ela separa as fichas do grupo. Para uma versão mais simples dessa atividade, peça à criança para encontrar três ou cinco fichas, sem especificar a cor.

Votação

Fichas coloridas podem ser usadas como um modo de votação em um exercício em classe. Por exemplo, sua classe recebeu seu primeiro animal de estimação, uma tartaruga. Ela precisa de um nome e as crianças deram suas sugestões de três nomes que gostam. Dê a cada criança uma ficha colorida. Crie três cartazes que mostrem os nomes e deixe que as crianças votem colocando a ficha em cima do nome que mais gostam. Como um grupo grande, conte o número de votos que cada nome recebeu e declare um vencedor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível