Atividades para os primeiros dias de jardim de infância

Escrito por karen hollowell | Traduzido por mariana nicolau
Atividades para os primeiros dias de jardim de infância
Os professores precisam ter muitas atividades de colorir à mão nos primeiros dias do jardim de infância (crayon boy image by Paul Moore from Fotolia.com)

O jardim de infância faz parte de tempo animador para as crianças. Para a maioria delas, esse pode ser o primeiro ano de estudo estruturado. As primeiras semanas podem ser assustadoras e pesadas demais. As crianças têm que aprender a dividir as coisas, acostumarem-se a ficar longe de casa e às regras e expectativas. Os professores do jardim de infância dão uma amostra do ano nos primeiros dias com atividades e interações que incorporam à rotina diária.

Estabelecendo uma rotina

Os alunos do jardim de infância ficarão menos ansiosos se acostumarem-se a uma rotina diárias. Os professores devem gastar bastante tempo explicando e demonstrando os procedimentos para a chegada, os horários de transição e a hora de ir embora. Eles também podem ensinar musiquinhas que a turma cantará ao se organizar depois de uma atividade e fazer a fila para o lanche. Depois que a rotina estiver estabilizada, as crianças se sentirão melhor em relação à escola porque saberão o que esperar.

Interagindo

As crianças podem ficar tímidas no início, mas geralmente começam a se abrir quando conhecem melhor o professor e os colegas. Todos os dias, o professor deve reservar um tempo somente para conversar com os alunos. Eles podem sentar em tapetes no chão em volta do professor, que inicia a conversa falando sobre ele mesmo e depois pedindo que as crianças falem. Algumas podem apenas acenar com a cabeça ou dar respostas curtas. Outras contarão tudo o que sabem. O objetivo é deixar que todas as crianças saibam que fazem parte de uma comunidade de aprendizado e o que dizem é importante.

Lendo em voz alta

Quando o professor lê em voz alta para a turma, abre uma outra veia de comunicação entre as crianças. Ele deve escolher um livro que fale sobre assuntos relacionados ao "primeiro dia na escola", como fazer amigos. Depois da leitura, o professor pode conversar com as crianças sobre seus medos e reforçar a história do livro, pedindo que elas façam desenhos ou pintem algo impresso em uma cartolina sobre os personagens da história.

Jogos educativos

A maioria das crianças nessa idade gosta de jogos e os professores podem usá-los como uma ferramenta de aprendizado, além de ser uma maneira de se divertir. Com sorte, as crianças se sentirão mais à vontade e verão que a escola não é apenas um lugar para se sentarem e ficarem em silêncio o dia todo. Os alunos podem brincar de "dança das cadeiras" com o alfabeto e com números. O professor escreve letras ou números em um papel e o prende nas cadeiras. Enquanto a música estiver tocando, as crianças andam em volta das cadeiras e devem se sentar quando a música parar. Então, o professor pede que a criança que estiver na cadeira "A" se levante. Isso as ajudará a praticar o reconhecimento das letras do alfabeto e dos números e as capacidades dos alunos podem ser observadas.