Atividades e projetos de arte para o primeiro dia ou a primeira semana de aula

Escrito por sarah lipoff | Traduzido por vanessa magela da silva santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A primeira semana ou primeiro dia de aula para novos alunos pode ser avassaladora e emocionante ao mesmo tempo. Ao proporcionar aos alunos atividades artísticas divertidas, eles terão algo sobre eles mesmos para compartilhar com os outros. Esses projetos são apropriados para a sala de aula do ensino fundamental e podem ser feitos em grupo com materiais básicos.

Outras pessoas estão lendo

Colagem expressiva

Faça uma colagem com os alunos, que é uma arte que utiliza vários materiais diferentes, como pintura, recorte de imagens ou de fotos de revistas, lápis, pincéis ou giz de cera. Providencie para os alunos um grande pedaço de papel branco, revistas, cola e tesoura. Deixe que eles explorem as revistas e cortem itens delas. Incentive os alunos a incorporar palavras que os descrevam na colagem, juntamente com imagens com as quais possuem alguma relação e que eles gostem.

Quando os alunos terminarem de cortar e colar as imagens, faça com que eles preencham todos os espaços em branco de sua colagem com outros materiais, como tinta ou giz de cera. Incentive-os a usar as suas cores favoritas. Quando terminarem, coloque as colagens por toda a sala para que todos os alunos possam vê-las.

Padrões com nomes

Um nome diz muito sobre uma pessoa. Novos alunos podem ter dificuldade de lembrar os nomes uns dos outros, fazendo com que os primeiros dois dias sejam desafiadores. Criar um cartão de visita para colocar na frente da mesa ou placas com os nomes podem ajudá-los. Dê a cada aluno uma folha de papel branca de 20,3 cm por 25,4 cm. Providencie para os alunos lápis de cor e pincéis. Os alunos devem escrever o seu nome, certificando-se de preencher todo o papel com letras de forma. Incentive-os a usar cores diferentes, criando um padrão para cada letra, utilizando os lápis de cor ou os pinceis. Explique aos alunos o que é um padrão, algo que se repete. Padrões podem ser feitos pelos homens, tais como tijolos em uma parede, e também encontrados na natureza, como as veias de uma folha. Quando eles terminarem, irão colocar seus nomes na frente de sua mesa.

Autorretratos com Vincent van Gogh

Vincent van Gogh criou muitos autorretratos utilizando cores vibrantes e linhas interessantes. Converse com os novos alunos sobre o que é um autorretrato e que se trata de uma obra na qual o tema é o artista. Veja os exemplos de autorretratos de Vincent van Gogh (consulte "Referências") e aprenda mais sobre sua vida.

Forneça a cada aluno uma grande folha de papel branco e lápis de cor. Explique a eles que irão criar o seu próprio autorretrato; certifique-se de que eles incluam todos os detalhes do rosto. Incentive os alunos a utilizar as suas cores favoritas no fundo. Quando terminarem os autorretratos, os alunos irão assiná-los utilizando seus nomes completos. Exponha os autorretratos por toda a sala.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível