Atividades promocionais de marketing

Escrito por shauntelle hamlett | Traduzido por lu catanho
Atividades promocionais de marketing
Os cupons de desconto são atividades promocionais que incentivam os clientes a comprarem (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

As atividades promocionais de marketing são aquelas criadas com o objetivo de captar o interesse dos clientes atuais ou potenciais. Antes de incorrer em despesas relacionadas à produção de uma atividade promocional de marketing, é importante determinar o resultado que você está procurando alcançar. Esse resultado desejado o ajudará a determinar os melhores tipos de atividades para investir e também o auxiliará a estabelecer uma forma de medir o seu sucesso.

Construindo o conhecimento da marca

Você pode vender a melhor coisa do mundo pelo menor preço, mas se seus clientes não estiverem cientes de que você e seu produto existem, isso não importará. As atividades de marketing promocional é que fazem com que seus clientes potenciais tomem conhecimento de sua marca e saibam que você existe. Uma das promoções mais comuns de fixação da marca é a distribuição de brindes. Distribuídos corretamente, eles não só informam a existência de sua marca, mas também podem atrair clientes potenciais empolgados com o seu produto, e têm também a possibilidade de se tornarem virais conforme os clientes passam informações sobre a oferta paras sua rede de contatos.

Incitar os clientes a comprar

Uma vez que seu potencial cliente esteja informado de sua marca, o próximo passo em sua estratégia de marketing pode ser a criação de uma atividade promocional que inspira o cliente a realmente comprar o seu produto ou serviço. Promoções comuns destinadas a incentivar a compra incluem cupons, ofertas por tempo limitado e promoções especiais. O calendário desses tipos de atividades é importante. Se enviar cupons ou fizer promoções muito regularmente, às vezes pode-se desestimular as compras imediatas, porque o seu cliente começará a acreditar que eles não precisam agir nesse momento para ter o benefício, já que terão outra chance em um curto espaço de tempo .

Incentivando a fidelidade

Quando um cliente em potencial tiver sido convertido em um verdadeiro cliente, é importante criar atividades de marketing estratégico que são feitas para mantê-lo. Uma maneira de fazer isso é criar um programa de valorização ou de fidelização de clientes. Esses programas os recompensam por seu apoio contínuo de várias formas. Os mercadinhos, por exemplo, muitas vezes possuem programas de recompensa para os clientes oferecendo descontos em determinados produtos, se eles o aderirem. A chave para o sucesso dessas atividades é ter a certeza de que as "recompensas" serão recebidas em um período razoável de tempo. Se demorar muito tempo para o cliente recebê-la, o programa perde a sua capacidade de incentivar novos negócios.

Incentivando indicações

O maior obstáculo para promover uma pessoa da categoria de cliente em potencial para a de cliente real é a confiança. As pessoas não gastarão seu dinheiro até que tenham desenvolvido uma certa confiança em seu produto ou serviço. A maneira mais rápida de construir a confiança é através de referências. Quando alguém em que seus potenciais clientes confiam indica seus produtos, eles tornam-se confiáveis através da associação. Programas de indicação são um tipo de atividade de marketing promocional que transforma os seus atuais clientes em propagadores de seus produtos ou serviços e acabam fazendo as vendas para você. Programas de associação online são um exemplo de programa de indicação.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível