Mais
×

Atividades de quebra-cabeças para crianças sobre o Salmo 150

O Salmo 150 é o último capítulo canonizado no livro dos Salmos, localizado no Velho Testamento, da Bíblia. Sua mensagem finaliza o tema do livro dos Salmos, a respeito da jornada espiritual e sobre louvar a Deus. As crianças podem terminar seus estudos dos Salmos com atividades de quebra-cabeça para ajudá-las a memorizar o Salmo 150.

O Salmo 150 finaliza o livro dos Salmos (1771 psalms image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Quebra-cabeça de frases

Um quebra-cabeça de frases é simples e barato de ser feito. Coloque cada palavra do Salmo 150 em cartões separados, de 7 por 12 cm. Arrume os cartões completados em pilhas, de acordo com a frase à qual eles pertencem. Existem oito frases começando e terminando com o mesmo trecho, "Louvai ao Senhor". Misture cada pilha e peça para as crianças colocarem-nas de volta na ordem correta. Crianças mais jovens podem trabalhar em uma sentença, enquanto as crianças mais velhas podem tentar resolver o capítulo todo.

Use cartões em branco para fazer um quebra-cabeça de frases para o Salmo 150 (blank card #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Quebra-cabeça tradicional

Escreva o Salmo 150 em cartolina ou use uma fonte grande no computador e imprima-o. Usando um lápis, desenhe um padrão sobre o pedaço todo da cartolina e corte-o. Misture os pedaços e peça que as crianças resolvam o quebra-cabeça. Se desejar ter algo mais elaborado e permanente, use espuma de PVC, ao invés de cartolina, e peça a um adulto para cortar os padrões com um estilete. Guarde as peças em um saco de plástico com fecho.

Faça seu próprio quebra-cabeça para o Salmo 150 (jigsaw puzzle image by Infocus from Fotolia.com)

Caça-palavras, labirintos e criptogramas

Instrua as crianças a criarem seu próprio caça-palavras, labirinto e criptograma, com a ajuda de um site dedicado à criação de quebra-cabeças para crianças. A maioria dos sites permitirá a criação de um quebra-cabeça e sua impressão para poder compartilhá-lo com amigos. Essa atividade ajuda as crianças a lembrarem o Salmo 150 e também usa suas habilidades de imaginação e técnica. Peça a eles que decorem uma pasta de cartolina com palavras do Salmo 150 e a usem para guardar suas atividades impressas. Isso manterá tudo organizado e as crianças terão uma ótima recordação.

Quebra-cabeças são divertidos e ajudam nas atividades de memória (puzzles image by amlet from Fotolia.com)

Anagrama

Um anagrama é um enigma de palavras. Usando um lápis, escreve o Salmo 150 levemente em um pedaço de papel grande. Apague algumas palavras e re-escreva-as com as letras fora de ordem, para que as crianças possam reorganizá-las corretamente. Pode-se também transferir o anagrama completo para o computador e imprimir várias páginas. As crianças terão uma competição com tempo, para ver que consegue resolver todas as palavras primeiro.

Criar enigmas para o Salmo 150 ajudará as crianças a memorizar o capítulo melhor (making puzzle image by Renata Osinska from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article