Mais
×

Atividades para reconhecimento das letras do alfabeto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ensinar o alfabeto às crianças é um estágio empolgante e significativo em seu desenvolvimento acadêmico. O reconhecimento de letras do alfabeto precede a habilidade da criança de ler e escrever, que são funções necessárias para o sucesso educacional e profissional. As atividades são um modo efetivo de ensinar ao pequenos alunos sobre o reconhecimento das letras do alfabeto, porque elas estimulam as crianças e as deixam engajadas no processo de aprendizagem.

Um quebra-cabeças do alfabeto pode ser usado como uma atividade de reconhecimento (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Quebra-cabeças do alfabeto

Grandes quebra-cabeças de chão do alfabeto podem ser usados para ensinar às crianças como reconhecerem letras do alfabeto. Independente de você estar ensinando as crianças em casa ou em uma escola, faça-as participarem colocando o quebra-cabeças em ordem alfabética. Então, para a parte de reconhecimento de letras da atividade, diga o nome de uma letra e peça para a criança subir ou pular em cima da letra do quebra-cabeças. Quando você disser "A", a criança deve pisar na letra "A" no jogo. Misture as letras para que a criança se divirta pulando de uma seção do quebra-cabeças para outra.

Blocos do alfabeto

Blocos do alfabeto são blocos educacionais que funcionam como ferramentas efetivas de reconhecimento de letras. Para a sua atividade, espalhe todos os blocos no chão em uma grande área para brincar. Fale uma letra e instrua a criança a localizar o bloco com a letra correspondente. Se a criança trouxer a letra incorreta, peça para ela voltar aos blocos para encontrar a certa. Assim que ela trazer o bloco correto até você, peça para ela encontrar a próxima letra.

Atividade da pasta de arquivos do alfabeto

Uma atividade de pasta de arquivos usa uma pasta de arquivos comum de escritório e a transforma em um jogo simples de tabuleiro. Para uma atividade de reconhecimento do alfabeto, estique uma pasta para que ambas as abas fiquem abertas. Em uma aba escreva letras maiúsculas de A a Z. Na aba oposta, escreva letras minúsculas de z a a. Você deve embaralhá-las para que a criança não complete a atividade baseada em memorização. Dê a pasta para a criança e peça para ela desenhar uma linha ligando as letras correspondentes. Cada letra maiúscula possui uma letra minúscula correspondente.

Ímãs de letras

O seu filho pode aprender sobre letras brincando com ímãs coloridos de letras na geladeira. Brinque com ele enquanto cria palavras e as diz em voz alta. Depois pergunte ao seu filho com que letra a palavra começa e com qual letra ela termina. Ou jogue um jogo onde você aponta para um objeto na cozinha, como um pedaço de pão, e diz "pão". Depois peça ao seu filho para encontrar a primeira letra da palavra "pão". Ele deve procurar por entre os vários ímãs e extrair a letra "P".

Brincadeiras em público

Você e o seu filho podem brincar com atividades de reconhecimento do alfabeto em público, como quando estiverem no mercado. Quando estiver na seção de horticultura, segure várias frutas e vegetais para o seu filho dizer com que letra eles começam. Você também pode praticar com o seu filho no carro, perguntando com que letra a palavra "estrada" começa, etc.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article