Atividades religiosas para colocar Deus em primeiro lugar

Escrito por david roberts | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades religiosas para colocar Deus em primeiro lugar
O artesanato pode ajudar crianças a lembrarem da lição de colocar Deus em primeiro lugar (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Se você estiver ensinando catequese ou um tema religioso durante o acampamento de férias da igreja, o artesanato ajudará a melhorar a aula. Escolher a tarefa certa para ajudar uma criança é como escolher uma metáfora para um sermão: sempre pergunta-se se essa tarefa irá ajudar a passar sua opinião ou não. Uma lição sobre "colocar Deus em primeiro lugar" pode vir do Êxodo 20 e dos Dez Mandamentos, da vida de Ana ou de qualquer parte do Novo Testamento.

Outras pessoas estão lendo

Espaço em sua vida

Pegue um recipiente de plástico grande, uma pedra grande, algumas bolas de gude e areia. Peça para os alunos tentarem colocar todos os materiais no recipiente. A maioria deles começará com os itens menores e não conseguirá colocar tudo. O ensinamento dessa lição é que colocando Deus primeiro em sua vida você terá espaço para todas as outras coisas. Mas colocar outras coisas em sua vida primeiro frequentemente deixará Deus de fora. A rocha é colocada primeiramente, depois as bolas de gude e, por último, a areia.

Os mandamentos

Os Dez Mandamentos começam com "Você não deve ter outro deus além de mim" e "Você não deve fazer nenhuma imagem sua. Não deve curvar-se a ela ou adorá-la". Você poderá fazer um formato da tábua de pedra com uma capa de espuma de 5 cm e pedir que as crianças escrevam os dois mandamentos. Peça que elas escrevam uma em cada lado, para poupar materiais e levar as tábuas para casa com elas. Para uma turma com alunos mais velhos, peça para eles entalharem a espuma e pintem as letras.

Construindo sua vida

Cada aluno ganha um pedaço de papel e seis pedaços de cartolina cortados. Cada peça vai retratar um cômodo de uma casa. A fundação, o telhado e quatro paredes irão formar a casa, que representa uma vida vivida por Deus. Um retângulo grande representa Deus, a fundação. Os outros cinco representam paredes de partes variadas da nossa vida, incluindo amigos, família, dinheiro, trabalho e tempo livre, representado pelo telhado. O objetivo desse exercício é que Deus pertence à fundação da vida que as pessoas constroem. É pela fundação de colocar Deus em primeiro lugar que as pessoas fazem amigos, honram suas famílias e assim por diante. Ilustre isso explicando que quando as casas são construídas, a parte mais importante é aquela que segura todo o resto, mesmo que não possa ser vista.

Porque assim ele diz

Lucas 5:5 conta a história de quando Pedro e seu grupo de pescadores passaram o dia inteiro tentando pescar e estavam prontos para ir embora para casa. Jesus falou para jogarem as redes mais uma vez e Pedro disse, "Fizemos isso o dia inteiro para nada. Mas já que você diz, vou abaixar as redes". Pedro pegou tantos peixes que suas redes começaram a romper. Ele colocou Deus em primeiro lugar, mesmo quando não quis. Utilize dois pedaços de papel para cada aluno cortar um peixe. Corte dois pedaços de papel para serem as redes. Peça para que colem os lados e embaixo e coloquem o peixe dentro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível