Conhecimento

Atividades renováveis e não renováveis

Escrito por mary johnson-gerard, ph.d. | Traduzido por pamela oliveira
Atividades renováveis e não renováveis

Conservação de energia começa com o conhecimento dos benefícios do consumo sustentável

Recycle image by sarkee from Fotolia.com

O tema da energia renovável ou não renovável é promissor. Lares típicos têm feito escolhas mais conscientes sobre o uso de energia e fontes renováveis, e a importância de entender a diferença chegou às escolas. Mais e mais escolas atualmente ensinam sobre as diferenças e a importância das fontes de energia e recursos renováveis e não renováveis. Essas atividades são designadas para crianças da quarta à oitava série.

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Como funciona?

Fale com os alunos sobre fontes renováveis, como madeira, água, vento e luz solar e escreva-as na lousa. Faça outra lista para fontes não renováveis, como óleo, eletricidade, carvão e propano. Dê a cada aluno uma folha com figuras de objetos comuns do dia a dia do lado esquerdo como: carro, ventilador, planta, lareira, TV, grelhas, pipa, jardim, moinho de vento e caderno. Peça aos alunos para escrever uma palavra que descreva o que faz o item funcionar ou do que ele é feito. Comece uma discussão que leve os alunos a entenderem que a maior parte das fontes usadas nos itens está relacionada a fontes não renováveis.

Do que é feita?

O propósito dessa atividade é ilustrar como quase tudo o que usamos gasta recursos naturais não renováveis. Por exemplo, um lápis é feito de madeira, que é renovável, mas o grafite, a borracha e a tinta a base de petróleo são todos não renováveis. Divida os alunos em pares e faça-os pesquisar um objeto. Pode ser qualquer coisa que queiram. Eles precisam pesquisar sobre o objeto para responder três questões: qual fonte natural é usada para fazer esse objeto, a fonte é renovável ou não renovável e de onde vem a fonte?

Contando sementes

Divida os alunos em grupos de dois e dê a cada um três recipientes -- um cheio de grãos de bico secos, um cheio de feijões vermelhos e um vazio. Instrua os alunos a encherem o recipiente vazio com 92 grãos de bico e 8 feijões vermelhos. Eles devem ter 100 sementes quando terminarem. Depois explique a diferença entre energia renovável e não renovável. Faça uma lista na lousa com exemplos de ambas. Dê aos alunos uma breve explicação sobre como as fontes não renováveis não serão repostas, então explique que as sementes no recipiente representam o consumo de energia renovável e não renovável no mundo. Os grãos de bico representam o consumo de energia não renovável por ano e os feijões vermelhos representam a quantidade de energia renovável usada. Discuta o que isso significará quando as fontes de energia não renováveis acabarem.

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