Atividades de rotina pela manhã no jardim de infância

Escrito por mary macintosh | Traduzido por victor cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de rotina pela manhã no jardim de infância
As crianças cumprimentam o professor e um ao outro durante a rotina da manhã (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

No jardim de infância, a rotina da manhã define o tom para o dia inteiro. Muitos professores envolvem todo o grupo em atividades de manhã para executar as tarefas necessárias, estabelecem um ambiente positivo e preparam os alunos para começar a aprender. As crianças necessitam orientação diária e repetição para memorizar e concluir com êxito as atividades do dia-a-dia. Uma vez que se adaptam a uma rotina matinal regular, elas estão mais preparadas para o sucesso acadêmico nas próximas classes.

Outras pessoas estão lendo

Procedimentos ao chegar

Pela manhã, os alunos chegam em horários diferentes. Conforme as crianças vão chegando, instrua-os a realizar as atividades preparatórias, tais como abrir as mochilas, entregar a tarefa e ir ao banheiro. Estabeleça regras de etiqueta pela manhã para as crianças, inclusive, apontar os brinquedos que não devem tocar e demostrar um volume adequado de voz para o bate-papo.

Dê uma atividade independente e envolvente para que possam realizar tranquilas enquanto você cumprimenta os que chegam e interage com os pais. As crianças podem colorir, brincar com quebra-cabeças ou ler livros ilustrados enquanto esperam a chegada de seus colegas.

Avisos e músicas

Uma vez que os alunos estão presentes, junte-os em um tapete ou área comum para dar um oi e completar as tarefas de sala de aula necessárias. De manhã, os professores fazem a chamada e dão os avisos. Fale com a turma sobre um assunto interessante, faça perguntas ou comece as atividades planejadas do dia.

As crianças adoram música ou rimas, e podem facilmente aprender as letras através de repetição. Cante canções de manhã e diga oi, apresente a grade curricular, e pratique memorização e foco na atenção. Elas podem já saber a canção do ABC e outras rimas infantis e estarão ansiosos para cantar junto.

Calendário e clima

Toda manhã, atualize o calendário da classe para mostrar a data. Anote o dia da semana, mês e ano. Marque quaisquer feriados importantes ou eventos de aula no calendário para que as crianças antecipem sua chegada e desenvolvam um senso de passagem de tempo.

Fale sobre o clima para o dia. Leia a temperatura com um termômetro e observe o clima externo. Compartilhe uma previsão do tempo dos jornais com o grupo para ver como o clima irá mudar durante o curso do dia. Em alguns dias, os alunos podem estar abertos para discussões mais envolventes sobre o clima sobre vestuário apropriado ou estações.

Escrevendo instruções para o grupo

Escrever uma mensagem matinal com as crianças como um grupo é uma ferramenta que demonstra o poder da alfabetização. Elas observam o professor organizar seus pensamentos e registrá-los escrevendo para a classe observar, ler e copiar. Use um formato padrão para todas essas mensagens, começar com uma frase como "Bom dia", "Hoje é" ou " Olá, meninos e meninas".

Os alunos estarão mais atentos a mensagem da manhã, se envolvidos em sua criação. Dê ditado a eles, consulte-os sobre os assuntos da mensagem ou permita que as crianças, individualmente, escrevam na lousa. Instrua-os a copiar a mensagem matinal no papel ou em quadros individuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível