Atividades de sala de aula para apresentar alunos à poluição ambiental

Escrito por carrie burns | Traduzido por guilherme maluf
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de sala de aula para apresentar alunos à poluição ambiental
Durante as discussões, mostre às crianças fotos do aterro local para que entendam visualmente o impacto do desperdício (garbage image by Einar Bog from Fotolia.com)

Ao apresentar às crianças o conceito de poluição enquanto ainda são novas, os professores têm esperança de começar a diminuir a frequência com que seus alunos poluem. Muitas crianças não têm uma base em casa no que diz respeito ao tipo de alimentação que consomem ou carros que seus pais dirigem, mas começar essa discussão em sala de aula talvez os encoraje a também falar sobre o assunto em casa.

Outras pessoas estão lendo

Teste com água da poluição de ar

Dê a cada aluno um copo transparente de água, e a cada pequeno grupo distribua corante azul, verde, vermelho e amarelo. Cada cor corresponde a um tipo diferente de poluente gerado em seu dia a dia. Gotas azuis são usada para demonstrar poluentes de tintas e bens de consumo, verdes são máquinas de jardim, vermelhas para poluentes de carros e caminhões e amarelas para aqueles de indústrias e usinas. Peça para cada aluno narrar um dia normal e faça-os colocar uma gota colorida à sua água para cada coisa que disser que se aplica a eles. Por exemplo, se eles tomaram banho, devem pingar uma gota azul pelos produtos que usaram no chuveiro e uma amarela pela energia para aquecer a água. Com o "dia" encerrado, discuta sobre os copos de água e quantos desses poluentes eles conseguem tentar diminuir por dia. Uma representação visual é mais impactante para muitos alunos do que uma simples discussões e hipóteses.

Visite um centro de reciclagem

Discuta com seus alunos o que é ou não reciclável. Peça para eles levarem para a sala de aula todas as embalagens e sobras de seus almoços que iriam para o lixo. Em grupo, decida o que pode ser reciclado e o que não pode. Muitos centros de reciclagem oferecem passeios que são muito informativos e oferecem uma experiência mais marcante aos alunos. Eles ficarão entusiasmados ao ver todas as enormes máquinas e os tipos de produtos que podem ser feitos a partir de materiais reciclados. Debata sobre os benefícios da reciclagem e quanto ela pode ajudar a diminuir os aterros e a poluição. Inicie uma lixeira para recicláveis na sala ou, se a escola ainda não recicla, faça disso um projeto de sala para criar o programa de reciclagem do colégio.

Compostagem na classe

Ensine aos alunos que algumas coisas que eles pensavam ser lixo podem ser eliminados através da compostagem. Monte uma lixeira de compostagem para a sala ou um programa para toda a escola. Os alunos mais novos devem se empolgar com a ideia de terem vermes e minhocas como bichinhos de estimação da classe e os alunos podem fazer rodízio para "alimentá-los" com lixo orgânico depois do almoço e do lanche. É importante que seus alunos saibam que compostagem e reciclagem são infinitamente mais complexos do que simplesmente jogar coisas no lixo, mas que são muito mais saudáveis para a Terra.

Fazendo biscoitos

Traga farinha, água, pino de macarrão, formas de biscoito, uma colher, uma assadeira e uma tigela. Finja que vai fazer biscoitos e explique para a turma que você é um padeiro e que seu estabelecimento vai fechar as portas em breve. Você desperdiça demais e está perdendo dinheiro. Enquanto mistura os ingredientes na tigela, faça o máximo de sujeira que conseguir. Derrame coisas, jogue fora a massa entre as formas de biscoito em vez de reutilizá-la e finja assar os biscoitos. Com seus biscoitos no "forno", pergunte à classe onde você desperdiçou material e o que poderia ter sido feito para evitar todo essa perda. Questione-os onde eles próprio desperdiçam e como podem melhorar. Peça para cada aluno escolher uma coisa da vida na qual tentará desperdiçar menos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível