on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades de sapo para a Educação Infantil

Atualizado em 20 julho, 2017

Os alunos da Educação Infantil podem não pensar imediatamente em sapos quando você pergunta "O que é um anfíbio?", Mas pergunte "O que é um sapo?" e terá a resposta. Existem sapos verdes, sapos malhados e até sapos vermelhos que pulam alto, têm uma língua pegajosa e dizem "ribbit". Os alunos podem não estar cientes de que os sapos absorvem água através de sua pele ou de que eles hibernam durante o inverno. Prepare-se para compartilhar alguns fatos novos sobre os sapos e aproveite essas atividades.

Os sapos de florestas tropicais geralmente são coloridos para avisarem aos predadores que são venenosos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Ciclo da vida

Leia livros sobre o ciclo da vida de sapos. Discuta os estágios como ovo, larva, girino com pernas e adulto. Convide os alunos a fazerem os próprios desenhos da vida dos sapos com setas entre as etapas, ou em metade de folhas para fazer um minilivro de ciclo da vida do sapo.

Loading...

Artes e artesanantos

Peça aos alunos para fazerem fantoches de sapo dobrando um papel verde no meio para fazer a boca. Adicione olhos, pernas, braços e uma língua comprida de papel de construção. Convide os alunos a fazerem sapos de rolos de papel higiênico reciclados pintados de verde. Use papel de construção para recortar as pernas e cole olhos arregalados. Forneça folhas grandes e tinta para os alunos pintarem figuras de um lago com sapos e lírios.

Corridas de sapo

Tire um tempo para corrida quando os alunos da Educação Infantil precisarem se levantar e se mexer. Peça a eles para usarem varas de metro ou fita métrica para medir trajetos de 3, 6 e 10 m. Convide os alunos para se alinharem na linha de partida. Peça à eles para agacharem com as mãos no chão à sua frente. Quando ouvirem "já", eles pulam alto no ar como um sapo até o final.

"O Príncipe Sapo"

Leia o livro "O Príncipe Sapo" para os alunos. Crie uma tabuleiro central de feltro com os personagens da história para os alunos usarem enquanto recontam a história. Incentive as crianças da Educação Infantil a criarem fantasias e adereços para participarem da versão do livro com um abraço no final. Convide os alunos a escreverem uma versão do livro "O Príncipe Sapo" onde a princesa se transforma em sapo. Um adulto escreve as palavras em folhas de papel e deixa os alunos desenharem nelas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...