Atividades sensoriais para crianças e bebês

Escrito por jesse dempsen | Traduzido por arthur sa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sensoriais para crianças e bebês
Atividades sensoriais para crianças e bebês devem envolver tanto a mente quanto os sentidos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma atividade sensorial é qualquer atividade focada na incorporação e engajamento dos sentidos. Elas são uma parte essencial do desenvolvimento da criança e do bebê, pois os ajudam a descobrir e desenvolver um conhecimento de seus corpos e como eles se relacionam e retém o conhecimento de seu mundo. Ao passo que em algum nível, qualquer atividade requer o uso dos sentidos, uma boa atividade sensorial deve envolver a mente, bem como os sentidos do seu filho.

Outras pessoas estão lendo

Caixas ou mesas sensoriais

As caixas e mesas sensoriais são projetadas para dar às crianças uma variedade de experiências táteis e auditivas. Um bom exemplo de uma caixa sensorial é uma banheira rasa cheia de feijão ou lentilhas, com uma variedade de ferramentas e brinquedos que uma criança poderia usar para colher os grãos e brincar com eles. Isso dá à criança o interesse tátil, envolvendo-a enquanto ela explora a forma como os grãos são tocados e reconhecidos ao manipulá-los na caixa. Uma mesa sensorial pode incorporar uma série de diferentes texturas ou sons, tais como o papel de tecido enrugado, areia, massinha mole ou um prato de água e uma esponja. Apesar de não ser apropriada para os muito pequenos, esta é uma ótima atividade sensorial para crianças.

Atividades sensoriais para crianças e bebês
Feijão ou lentilhas em uma caixa rasa fazem uma grande atividade sensorial para as crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Hora do banho

Não há melhor atividade sensorial tanto para os bebês quanto para as crianças pequenas do que dar-lhes um banho. A sensibilidade da água e da toalha em sua pele e o som dos pingos, juntamente com o seu toque, fazem a hora do banho uma incorporação maravilhosa de muitos sentidos. Conforme seu bebê se move para o estágio de criança, acrescentar bolhas e brinquedos para o banho pode adicionar outra camada de atividades sensoriais para essa hora.

Atividades sensoriais para crianças e bebês
A hora do banho é uma excelente oportunidade para uma atividade sensorial (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Ouvir música

Nunca é cedo demais para introduzir o amor pela música em seu filho. Para fazer uma atividade sensorial de ouvir música, encontre uma música que você e seu filho possam interagir. Canções como "Cabeça, ombro, joelho e pé" ou "Ciranda, cirandinha" relacionam o sentido da audição e interação imediata com a letra da canção. Se você é um músico, tocar um instrumento e cantar para seus filhos pode ser uma ótima maneira de construir o seu apreço pela música e engajar os seus sentidos.

Atividades sensoriais para crianças e bebês
Construa uma apreciação para a música desde cedo em seu filho (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Brincadeiras ao ar livre

Quando possível, faça atividades sensoriais ao ar livre. Os sons e paisagens da natureza despertam a curiosidade natural de qualquer criança, e seus sentidos estarão adaptados aos vários estímulos ao seu redor. Deixe o seu filho explorar a sensação de grama em seus pés ou apontar o modo como sua sombra se move com ele, ou faça uma atividade ao ar livre como bolhas de sabão ou riscar giz na calçada. Há infinitas maneiras de conseguir que o seu filho se envolva com a natureza.

Atividades sensoriais para crianças e bebês
Levar a criança para brincar ao ar livre oferece uma riqueza de estímulos sensoriais e atividades de integração (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível