Mais
×

Atividades sobre animais de inverno para a pré-escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2018

O inverno transforma as paisagens e o comportamento dos animais, fazendo com que essa seja uma matéria interessante para os estudos das crianças da pré-escola. Hibernação, migração e a busca por comida durante os meses de inverno servem de inspiração para atividades em sala de aula. Livros infantis que falam sobre o comportamento animal no inverno oferecem fontes adicionais de informação que promovem a leitura de pequenas crianças.

As crianças podem estudar as mudanças que o inverno causa nos hábitos dos animais (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Caverna de ursos

Uma aula sobre hibernação ensina as crianças sobre o comportamento dos ursos no inverno. Um livro infantil que fala sobre o assunto, por exemplo o "Every Autumn Comes the Bear" (Todo outono vem o urso, em tradução livre) de Jim Arnosky. O livro segue um urso em sua busca por um refúgio para hibernar. A história pode levar a atividades na sequência. Crie um jogo de cartas com imagens que descrevam o processo de um urso se preparando para hibernar. As crianças devem organizar as cartas na ordem correta. Como última atividade sobre a hibernação dos ursos, leve várias caixas de papelão para serem usadas como cavernas. Deixe as crianças decorarem-nas com papéis e tinta. Use ursos de pelúcia ou ursos de plástico para que as crianças possam recriar o processo de hibernação.

Alimentando os animais

Alimentar animais durante os meses de inverno fornece comida quando eles podem ter dificuldade em achá-la naturalmente. Sempre que alimentar os animais no inverno, é importante continuar por todo a estação. Eles estarão contando com a fonte de alimento e sentirão falta se você parar de repente. O livro infantil "Animals in Winter" (Animais no inverno, em tradução livre) destaca os hábitos alimentares dos animais e dá sugestões do que usar para alimentá-los. Um comedouro de passarinho feito em casa ou industrializado oferece uma atividade de alimentar animais apropriada para as crianças da pré-escola. Uma pinha coberta com pasta de amendoim e enrolada em sementes para pássaros é um comedouro de passarinhos natural. Colocar cerais redondos em um limpador de cachimbos ou barbante é outra opção simples. Para um comedouro que dure mais, utilize uma caixa limpa de leite. Corte aberturas retangulares nos dois lados da caixa. Faça um pequeno furo abaixo da abertura e coloque uma cavilha comprida de madeira dentro dele para dar um poleiro aos passarinhos. Pendure o comedouro em um local onde as crianças possam observar os pássaros enquanto eles comem.

Peça sobre animais de inverno

Essa peça de teatro serve como um reforço depois de discutir sobre como os animais passam o inverno. Quando o nome de um animal for chamado, as crianças imitam as ações dos animais durante o inverno. Por exemplo, se o animal for um urso, os alunos devem ficar de quatro, se esticar e se curvar em uma posição de dormir. Para gansos, as crianças batem suas asas e vão em direção ao sul. Peça para voluntários explicarem as ações de cada animal para rever os conceitos dos animais no inverno. Essa atividade funciona também se você precisar cobrir alguns minutos a mais na sala de aula.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article