Mais
×

Atividades sobre a cadeia alimentar para o ensino médio

Os alunos do ensino médio que estão estudando biologia podem usar a internet para investigar mais a fundo conceitos científicos e atividades práticas. Os sites podem fornecer laboratórios e informações úteis para melhorar as aulas na sala. Atividades sobre a cadeia alimentar no ensino médio incluem a fermentação de leveduras, projetos para feira de ciência sobre mofo, partes das plantas comestíveis e experimentos com intolerância à lactose.

Os alunos do ensino médio se beneficiam de atividades online sobre comida (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Levedura

Aprenda sobre levedura e fermentação pesquisando em sites com atividades de laboratório. As aulas de levedura do departamento de biologia da Universidade da Pensilvânia oferecem aos estudantes uma experiência para testar se o crescimento de levedura dentro de tubos de ensaio com água morna e açúcar é aeróbio ou anaeróbio. Aeróbio significa que usa oxigênio, enquanto que o anaeróbio não. Os alunos testam a taxa de fermentação alcoólica na levedura medindo a quantidade de dióxido de carbono que é formada e diferindo as quantidades de açúcar que serão usadas em cada tubo.

Mofo

Os alunos do ensino médio que estiverem buscando um projeto para a feira de ciência podem aprender sobre mofo na internet. Um tema interessante é se o mofo do pão pode ser transferido para outras comidas. Os estudantes colocam pães mofados com outros alimentos para ver se eles ficam mofados também. Essa experiência pode ajudar os alunos a pensarem sobre seus próprios projetos e aprender sobre esse experimento em particular. A internet também fornece informações sobre a execução do projeto científico, desde formar hipóteses até chegar a uma conclusão.

Partes comestíveis da planta

O departamento de biologia da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, oferece uma aula sobre as partes da planta que comemos. Ela ensina sobre a biologia da planta. Os alunos examinam tulipas e aprender sobre as partes do vegetal. O laboratório disponibilizado aos alunos ajuda-os a entender melhor quais partes da flor tornam-se a fruta que nós comemos e eles também observam vegetais em um laboratório. Eles irão determinar que parte de plantas específicas são comestíveis e se são classificadas como fruta ou vegetal.

Intolerância à lactose

Outras atividades sobre a cadeia alimentar podem ser encontradas na internet. Para ensinar sobre intolerância à lactose, ou a falta de enzimas necessárias para quebrar o açúcar do leite, pode-se fazer experimentos com tiras de teste de glicose. Os alunos testam a glicose no leite normal e no leite sem lactose. Depois gotas de lactase, que quebra a lactose, serão acrescentadas às amostrar de leite. Os estudantes anotam as diferenças na glicose.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article