on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades de arte sobre as camadas da Terra

Atualizado em 17 abril, 2017

A ideia de que uma pessoa pode cavar um buraco fundo o suficiente para alcançar o outro lado do mundo é um mito que tem intrigado e fascinado crianças por várias gerações. Ensine às crianças sobre as camadas da Terra através de projetos de arte que proporcionam uma atividade prática para aprenderem o que há dentro do planeta, e isso poderá salvar o jardim de buracos cavados por pura curiosidade.

Itens simples e naturais como areia e pedra podem ser usados para atividades educacionais de arte sobre a Terra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Diagramas de papel para artesanato

Para uma atividade sobre as camadas da Terra, fácil e sem bagunça, ajude a criança a cortar um círculo de papel azul, representando a Terra. Depois corte um círculo amarelo, aproximadamente 2,5 cm menor do que o primeiro; corte um terceiro círculo, com aproximadamente 1/4 do tamanho do círculo azul, usando papel laranja e um quarto círculo vermelho, com a metade do tamanho do círculo laranja. Dê cola à criança. Peça a ela que cole o círculo azul no centro do círculo azul, o laranja ao amarelo, e o vermelho ao laranja. Explique que o vermelho e o laranja, que estão no centro da Terra, são seu núcleo interno e externo. O círculo amarelo é o manto, e a fina camada azul representa a crosta da Terra. Incentive a criança a decorar a superfície da Terra, no verso do projeto, e rotular as camadas para pendurar no quarto, sala de jogos ou de estudos quando terminar.

Loading...

Modelos com bolas de isopor

Compre uma bola grande de isopor em uma loja de materiais para artesanato e peça a uma criança para usar marcadores verde, marrom e azul ou tinta guache para colorir a parte externa da bola, de forma que se pareça com a Terra. Dê às crianças imagens simples, de continentes e oceanos, representando a Terra de forma precisa. Assim que tiver sido colorida e estiver seca, use uma faca para cortar uma fatia profunda da bola de isopor. Desenhe um pequeno arco no centro do pedaço que foi retirado para representar o núcleo interno e outro arco, ao redor desse, para representar o manto e então um anel estreito, um pouco abaixo da borda, para representar a crosta Terrestre. Explique cada camada, instruindo-as para colorirem os círculos desenhados, usando marcadores ou tinta marrom, amarela, laranja e vermelha. Ajude as crianças a fazerem bandeirinhas com palito e papel, escrevendo sobre elas a descrição de cada camada e colocando-as nas seções apropriadas da parte interna da bola.

Arte com glitter

As crianças podem criar belíssimas imagens do interior da Terra com potinhos de glitter e cola. Peça às crianças para criarem um círculo de 2,5 a 5 cm com a cola no centro de um papel, espalhando-a levemente em uma camada fina e uniforme, de forma que preencha o círculo completamente. Peça à criança que jogue glitter vermelho sobre a cola, sacudindo o excesso e deixando secar por dez minutos. Peça então que a criança faça um segundo círculo ao redor do primeiro, usando a cola e preenchendo todos os espaços entre o primeiro círculo e a borda do segundo. Peça à criança que jogue glitter laranja sobre a cola, sacudindo o excesso e deixando secar por mais dez minutos. Repita o processo com glitter dourado para o manto e então, uma camada externa, bem fina, com glitter azul ou verde.

Arte com areia

Para uma atividade mais envolvente, crianças mais velhas podem fazer arte com areia para representar as camadas geográficas de pedra da crosta Terrestre. Dê garrafas plásticas transparentes às crianças, um funil e areia de diferentes cores. Use livros ou impressões de páginas da Internet para serem usados como guia, peça às crianças que preencham as garrafas com camadas de areia para representarem os diferentes tipos de rochas e minerais ou para representarem os diferentes períodos da Terra representados no arquivo geológico. Inclua pequenos fósseis de argila, cascalho e pequenas pedras e outros pequenos adornos para uma arte detalhada dentro da garrafa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...