Atividades sobre o ciclo da vida para o ensino fundamental

Escrito por melanie williamson | Traduzido por camila silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre o ciclo da vida para o ensino fundamental
Um ciclo de vida de um sapo é dividido em fases perceptíveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Atividades sobre o ciclo da vida são projetadas para ensinar os alunos sobre as diferentes fases da vida de um organismo, do começo ao fim. A melhor maneira de ensinar isso é usando animais que mostram mudanças físicas evidentes durante as diferentes fases do seu ciclo de vida. Sapos e borboletas são ideais para essas lições, especialmente com alunos mais novos.

Monitorando uma lagarta

Pegue uma lagarta para que os alunos observem diariamente. Você pode achá-la ao ar livre, ou comprá-la. Crie um pequeno habitat na sala de aula para a lagarta. Todos os dias, peça as crianças olharem a lagarta para verem como ela está, e depois desenhem-na em seus cadernos. Junto com o desenho, eles podem escrever as diferenças físicas que notaram desde o dia anterior.

Sequenciando as mudanças

Para essa atividade, podem ser usados sapos e borboletas como exemplos. Dê a cada aluno uma folha de papel com os diferentes estágios de vida de um sapo ou borboleta. Peça a eles para colorirem as imagens e depois cortá-las. Uma vez que todos os alunos já tenham colorido e recortado as imagens, dê a eles cola e papel. Instrua-os a colarem as imagens na ordem correta.

Apresentação com fantoches

Dê a cada aluno folhas de papel com imagens de cada estágio do ciclo de vida das borboletas e dos sapos. Peça a eles que pintem as imagens e depois recortem-nas. Os alunos devem colá-las no bastão de um pirulito para usarem como fantoches. Eles podem fazer pequenas apresentações sobre o ciclo da vida em pequenos grupos ou todos juntos.

Comparação com o ciclo de vida humano

Peça aos alunos que completem o projeto do passo 2. Depois, discuta com eles como o ciclo de vida dos animais se compara com o dos humanos. Pergunte aos alunos sobre os diferentes estágios dos humanos em comparação com os animais usados. Por exemplo, os sapos saem dos ovos, que viram girinos e depois sapos. Os humanos são bebês, que viram crianças, depois adolescentes e depois adultos. Peça aos alunos que procurem em revistas velhas imagens de pessoas em cada estágio do ciclo de vida. Uma vez achadas e recortadas, peça a eles para colá-las na ordem correta em uma folha de papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível