Atividades sobre cidadania para crianças

Escrito por catherine copeland | Traduzido por camille sampaio
Atividades sobre cidadania para crianças
Atividades de cidadania devem começar no jardim de infância (girls in kindergarten image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Independente de conseguir instruções sobre as questões básicas do aprendizado — números, letras, cores e formas — os alunos do jardim de infância precisam de professores que fiquem também nas habilidades da vida. Começar a ter aulas de cidadania ajuda os alunos a perceberem a importância de tratar os outros bem e participar da sociedade. Escolha entre muitas maneiras para personalizar um plano de lições para fazer a cidadania ser o foco do dia.

Crie um projeto sobre "o bom cidadão"

Depois de o professor estabelecer os traços de um bom cidadão, ele e os alunos devem colaborar para criar um projeto de bom cidadão. Esse projeto deve dar aos alunos oportunidade de ajudar dentro da sala de aula ou nos outros aspectos da escola. As oportunidades de ajudar podem incluir limpeza de partes da sala, algumas pequenas tarefas para outro professor ou mesmo ajudar outros alunos. Fazendo parte das atividades, os alunos deverão seguir as regras não apenas da classe, mas de cidadania. Os professores podem comemorar o sucesso dos alunos como uma sala inteira. Essa é uma atividade eficaz para alunos do jardim de infância, pois os ajuda a se conscientizarem sobre sua nova escola e se sentirem como parte da comunidade à qual acabaram de se juntar.

Estabelecer regras na classe

Quando os alunos estão na sala, estão mais aptos a seguir as regras se tiverem uma participação na criação delas. Depois de uma discussão sobre cidadania, o professor deve perguntar aos alunos quais regras eles acham que a classe deve ter. Os professores devem escrever as regras e expor em um lugar que todos vejam e deixá-las como lembrete durante o ano. Essa é uma lição importante para os alunos, pois estão aprendendo a etiqueta e o protocolo de como se comportar em classe, e isso ajuda a entenderem e a terem voz no processo.

Compartilhar histórias de cidadania

Outra atividade de cidadania que ajuda os alunos a se sentirem envolvidos é compartilhar histórias exemplares. Isso ajuda a perceber que ser um bom cidadão vem naturalmente e faz com que se sintam orgulhosos de como se comportaram. Bons pontos de início incluem perguntar aos alunos sobre uma vez em que disseram a verdade, mesmo que tenha sido difícil, ou pedir que compartilhem uma história sobre uma vez que assumiram responsabilidade por uma ação. Para as crianças, essa pode ser a primeira oportunidade de compartilhar experiências pessoais com a classe, e isso pode ajudar a ficarem mais confortáveis com seus novos colegas de sala.