Mais
×

Atividades sobre o corpo humano para o jardim de infância

Atualizado em 17 abril, 2017

O corpo humano é uma máquina fascinante e por vezes confusa. Conforme as crianças crescem, elas se tornam mais conscientes de seus próprios corpos. Encontre atividades divertidas e educativas para alunos do jardim de infância que os ajudem a entender como funciona o corpo humano.

As atividades para o jardim de infância devem ser divertidas e fáceis de entender (human body image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

Esqueleto de feltro

Crie um esqueleto completo de feltro. Inclua as quantidades corretas de ossos da perna, do braço, da mão e do pé, osso pélvico, costelas, ombros, ossos do pescoço e um crânio. Misture todas as peças e monte o esqueleto novamente em uma placa de feltro grande. Faça perguntas para as crianças, como: Onde vai o osso do pé?, Onde o crânio deve ir? e assim por diante.

Teste os sentidos

Ensine sobre os sentidos através de um teste. Pegue uma bola de basquete, um limão cortado em fatias suficientes para que cada criança receba uma, uma imagem, um CD de música e uma flor. Deixe-os tocar a bola de basquete e sentir sua textura áspera. Explique que eles estão usando o sentido do tato para sentir a bola. Peça às crianças para lamber o limão e pergunte-lhes qual é o gosto. Explique que eles sabem como é o gosto do limão, porque estão usando seu sentido do paladar. Peça aos alunos para olhar para uma foto e pergunte o que elas veem. Esse é o seu sentido da visão trabalhando. Ouça a música para explicar o sentido da audição e cheire a flor para o sentido do olfato.

Pares

Explique às crianças que algumas coisas vêm em pares, como sapatos ou pernas da calça. Pergunte a elas se veem quaisquer pares ao redor da sala. Explique que o corpo humano é simétrico, isso significa que é igual em ambos os lados. Pergunte aos presentes o que podem encontrar em pares em seu corpo. Polegares, pernas, mãos, olhos, narinas e os pés todos são pares encontrados no corpo humano.

Movimento corporal

Ensine as crianças sobre as maravilhas do cérebro e como ele diz ao seu corpo para se mover. Peça às crianças que se levantem e saltem em uma área aberta. Explique que eles foram capazes de saltar, porque seu cérebro enviou uma mensagem para o seu corpo que lhes disse para fazer isso. Repita o exercício, dizendo a elas para esfregarem as mão sobre as cabeças, girarem em círculo e andarem de cócoras próximos ao chão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article