Atividades sobre desobediência para a escola dominical

Escrito por kathryn rateliff barr | Traduzido por helen oliveira
Atividades sobre desobediência para a escola dominical
Deus deu ao homem os Dez Mandamentos como diretrizes para a vida (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Bíblia contém muitas histórias sobre as consequências da desobediência. Professores da escola dominical podem se basear nessas histórias da Bíblia ou usar histórias mais modernas e relacioná-las com as verdades bíblicas. Ambas as opções fornecem bastante material para possíveis aulas que podem ser combinadas com atividades que reforcem os princípios da lição.

A desobediência no início

Os primeiros 11 capítulos de Gênesis incluem várias histórias conhecidas de desobediência. Os professores da escola dominical pode contar a história de Adão e Eva, de Caim e Abel, de Noé e a Arca ou da torre de Babel, como exemplos da desobediência do homem. Atividades poderiam incluir espetáculos de marionetes ou desenhos para colorir que ilustrem essas histórias. Outras atividades incluem fazer uma arca de varas de artesanato com pequenos animais de papel ou criar uma torre de Babel de marshmallows e manteiga de amendoim.

Sodoma e Gomorra

Ao usar a história de Sodoma e Gomorra, os professores da escola dominical podem usar várias atividades. Cubra os olhos dos alunos e deixe-os tentarem encontrar a porta de Ló depois de ser cegado por anjos em Gênesis 19:11. Para criar a mulher de Ló, cole almofadas em torno de um prendedor de roupa de madeira ou plástico e prenda varetas de 7 cm no pregador de roupa para fazer os braços. Cole uma pequena bola de algodão no topo do prendedor de roupa. Passe o algodão no sal grosso e deixe-o secar.

Os Dez Mandamentos

Após resgatar os israelitas do Egito, Deus deu regras de vida para o homem. Durante a ausência de Moisés, os israelitas fizeram um bezerro de ouro e adoraram-no, desobedecendo o primeiro dos Dez Mandamentos. (Êxodo 31:18-32:19). Peça a cada criança para criar sua própria tábua dos Mandamentos. Uma opção é usar papelão e cortar dois pedaços em forma de tábua mais ou menos do tamanho de uma folha de papel. Cubra as tábuas com papel pardo e escreva cinco mandamentos em cada pedaço. Alternativamente, os alunos poderiam criar pergaminhos para os Dez Mandamentos.

Jesus paga pelos pecados

Jesus levou a desobediência de toda a humanidade sobre si e morreu para remover a mancha do pecado daqueles que nele creem. Os professores da escola dominical podem começar a explicar como a pena para a desobediência do homem foi paga com Romanos 3:23 — "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Os estudantes devem desenhar uma estrada sinuosa do Jardim para a cruz e incluir todas as referências bíblicas da Estrada de Romanos para a Salvação. Aí estão incluídos Romanos 3:23, Romanos 3:10-18, Romanos 6:23, Romanos 5:08, Romanos 10:9, Romanos 10:13, Romanos 5:1, Romanos 8:1 e Romanos 8:38-39. Alternativamente, os alunos podem dobrar cinco folhas de 11 cm x 14 cm ao meio e grampeá-las na dobra. Eles criarão seu livro de testemunho pessoal, escrevendo cada Escritura em uma página diferente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível