Atividades sobre a história bíblica de Jacó e Esaú

Escrito por michelle watson | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre a história bíblica de Jacó e Esaú
Ensine as crianças como Esaú vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó por uma tigela de lentilhas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A Bíblia afirma que Jacó e Esaú eram irmãos. Esaú revelou ter uma visão curta quando vendeu seu direito de primogenitura a Jacó por um ensopado de lentilhas. Jacó provou ser enganador quando se fez passar pelo irmão para reclamar a benção de seu pai cego Isaque. Na catequese, as crianças devem compreender a rivalidade entre os dois irmãos. Use atividades relevantes para ensinar a moral da história.

Outras pessoas estão lendo

Artesanato

Diga às crianças que, embora Jacó e Esaú fossem irmãos gêmeos, eram muito diferentes um do outro. Dê a cada uma, duas figuras humanas iguais e deixe que elas as adornem para parecerem com os dois irmãos, certificando-se que as crianças adicionam pelo aos braços e pernas de Esaú. Esaú vendeu seu direito de primogenitura por um ensopado de lentilhas, mas muitas crianças podem nem saber o que são. Mostre às crianças vários tipos de lentilhas cruas e feijões. Em seguida, deixe-as criar imagens, colando os alimentos à cartolina.

Brincadeiras

Faça uma brincadeira que ensine as crianças a diferença entre valor terreno e divino. Antes de começar a lição, encha pelo menos 25 balões e em cada um escreva uma palavra que represente cada um dos valores (para o valor terreno dê o exemplo do dinheiro, enquanto que para o divino, você pode exemplificar com algo de valor eterno). Divida as crianças em dois grupos e dê a cada um deles uma lata de lixo. Solte os balões pela sala, dizendo para elas pegarem e colocarem o maior número de balões com valor divino dentro da lata. A equipe que acertar em mais balões vence o jogo.

Lições com objetos

Dê uma lição trazendo uma sobremesa deliciosa para a sala de aula. Deixe que as crianças a vejam e cheirem. Pergunte-lhes "O que vocês me dariam por essa sobremesa?" Espere pela resposta das crianças e, em seguida, diga-lhes que Esaú trocou o seu direito valioso de filho mais velho por um ensopado de lentilhas. Você também pode mostrar às crianças um objeto antigo. Diga-lhes que alguns desses objetos são muito preciosos, valendo muito dinheiro. Explique-lhes que Esaú não compreendeu o valor de seu direito de primogênito e, por isso, decidiu dá-lo ao seu irmão.

Representação

Represente a história, escolhendo as crianças para serem Jacó e Esaú enquanto os pais delas serão Isaque e Rebeca. Dê a cada criança trajes para usarem, como por exemplo, uma faixa para o peito ou a cabeça e a quem representar a personagem de Esaú, um tecido sintético colocado nos braços e pernas. No momento em que Jacó finge ser Esaú, deixe a criança usar esse tecido. Outra ideia é fazer as crianças representarem cenários da vida real, nos quais têm de escolher entre fazer o que é certo e o que é adequado. Você também pode formar um cenário padrão em que uma criança tem de optar entre manter um amigo ou excluí-lo do grupo de crianças populares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível