Atividades sobre o método científico para sala de aula

Escrito por hayley smith | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre o método científico para sala de aula
O método científico é uma parte vital do currículo de ciências (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Fazer e testar uma hipótese é um aspecto essencial da educação científica. Arranha-céus, pontes deslumbrantes, carros de corrida rápidos e máquinas de venda foram todos concebidos no âmbito do método científico. Existem várias atividades para sala de aula disponíveis para ensinar aos alunos as aplicações práticas de cada passo do método.

Outras pessoas estão lendo

Atividade com caderno

Uma excelente atividade de sala de aula abordando o método científico é pedir às crianças para criarem seus próprios cadernos ilustrados detalhando cada passo do método. Essa atividade, voltada para alunos do ensino fundamental e médio, ajuda a individualizar o conceito, bem como solidificá-lo em suas mentes. O site "Proteacher" fornece uma explicação simples de cada etapa do método científico que as crianças podem ilustrar, colorir e colocar em seus cadernos. Para um desafio adicional para crianças mais velhas, designe-as a dar exemplos de uma experiência científica simples para cada etapa. Por exemplo, elas podem explicar cada passo em um experimento sobre como a luz solar afeta o crescimento das plantas.

Atividade com doces

Divida seu grupo de alunos de ciências em grupos de dois ou três. Cada grupo recebe um saco fechado de M&Ms ou outros confeitos coloridos. Cada grupo de alunos escolherá uma pergunta sobre seu saco de doces que deseja que seja respondida. Exemplos de perguntas incluem "Quantos doces têm em cada saco?" ou "Quantos de cada cor têm no saco?". Os alunos vão adivinhar a resposta e depois abrir o saco para coletar dados. Cada grupo irá, então, partilhar a sua pergunta, hipótese e dados com a classe.

Atividade com ovo flutuante

Faça o método científico ganhar vida para alunos do ensino médio ou superior conduzindo um experimento divertido descrito no site "Science6". Divida os alunos em pequenos grupos para fazer a hipótese de que a quantidade de sal em um copo de água é necessária para fazer uma ovo boiar. Em grupos, os alunos testarão sua hipótese usando cilindros graduados, ovos, água, sal e tigelas. Durante o experimento, os alunos identificarão as variáveis independentes e dependentes, e registrarão os dados. Os alunos não só aprendem sobre o método científico na prática, mas também propriedades científicas como densidade e massa.

Atividade com lodo

Fazer lodo é uma atividade fascinante para alunos do ensino médio, que lhes permite praticar o método científico e se divertirem ao mesmo tempo. O site "Lesson Plans Inc." fornece um plano de aula detalhado descrevendo cada passo do experimento, que pede aos alunos que façam a hipótese de que uma quantidade de cola, corante para alimentos, água e bórax faz o melhor lodo. Cada grupo decidirá o quanto de cada material utilizará para fazer o seu lodo, medindo as quantidades cuidadosamente e registrando os dados durante todo o experimento. Os alunos devem estar familiarizados com os termos "viscosidade", "quantitativa", "qualitativa" e também saber como criar um gráfico de pizza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível