×
Loading ...

Atividades sobre sistema esquelético para professores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Conforme as crianças crescem e se desenvolvem, elas podem se envolver em formas divertidas para entender melhor a natureza de seus ossos em desenvolvimento e sistemas esqueléticos. Como professor, você pode falar sobre este tema naturalmente fascinante com atividades que ampliem o conhecimento dos alunos sobre seus próprios ossos e, ao mesmo tempo, manter o interesse deles. Escolha atividades que permitam que os alunos apliquem o que estão aprendendo e que usem imagens, agora possível através da fotografia avançada e ciência.

Torne o aprendizado sobre os ossos divertido para os alunos através de atividades interessantes (skeleton image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Folha de exercícios para crianças

Forneça folhas de exercícios do sistema esquelético para crianças no ensino fundamental. Procure exercícios que tornem a aprendizagem sobre o sistema esquelético divertida e que reforcem os termos que você está aprendendo nas aulas. Por exemplo, palavras-cruzadas do sistema esquelético podem ajudar os alunos a aprender os nomes dos diferentes ossos, assim como caça-palavras e diagramas de esqueletos com espaços em branco para que os alunos possam escrever os nomes dos ossos.

Loading...

Construção de ossos

Pegue uma sugestão das Girl Scouts e use os materiais do programa de construção de ossos para educar os alunos, e em especial as meninas, sobre a osteoporose e como preveni-la. Dependendo da idade dos seus alunos, implemente as atividades de correção descritas pelas Girl Scouts, que incluem criar esteiras, fazer lanches saudáveis ​​e desenhar o seu corpo para alunos mais novos, e comer alimentos que ajudam na construção óssea e pesquisar a osteoporose para os mais velhos.

Atividades

Faça uma série de quatro atividades que ensinam aos alunos sobre o sistema esquelético com atividades. Por exemplo, ensine-os sobre a força dos ossos rolando uma folha de papel em um cilindro. Peça aos alunos enrolar três cilindros, colá-los com fita adesiva e prendê-los entre dois pratos de papel. Peça para adicionarem pesos para cada placa superior até que os cilindros quebrem. Em seguida, os alunos deverão repetir o exercício com rolos de papel com mais camadas para poderem ver que os cilindros menos ocos não são capazes de suportar tanto peso. Use a atividade para ilustrar como grandes ossos do corpo humano são projetados para serem ocos para aguentar o peso de forma eficaz.

Desossamento

Ensine os alunos sobre os efeitos desastrosos da perda de cálcio nos ossos com uma atividade que envolve vinagre e ossos de galinha. Mergulhe ossos de galinha em frascos de vinagre e jarros de água por algumas semanas. Leve os frascos para a sala de aula para que os alunos possam comparar e contrastar os ossos que estão no vinagre com os ossos na água. Peça a eles que registrem as semelhanças e as diferenças. Os alunos devem ser capazes de ver que os ossos no vinagre são mais finos e decompostos, em oposição aos que estão na água. Explique que o vinagre contém um ácido que dissolve o fosfato de cálcio nos ossos da galinha e que resulta na decomposição. Use essa experiência para ensinar as crianças sobre a importante relação entre o cálcio e os ossos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...