×
Loading ...

Atividades com o tato e o olfato

Atualizado em 19 julho, 2017

A maioria das pessoas ignora os próprios sentidos. Na verdade, a maioria das crianças provavelmente conseguirá identificar o seu animal de pelúcia favorito ao tocá-lo ou identificar o perfume da mãe. Mas grande parte delas não pensa muito a respeito dos seus cinco sentidos. Ensine as crianças sobre seus sentidos do tato e do olfato através de atividades interativas. Consulte os pais antes de começar, a respeito de alergias nas crianças.

As crianças usam o tato e o olfato sem pensar sobre como eles são importantes (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Jogo da cabra-cega

Ensine as crianças sobre a importância do tato e do olfato, cobrindo os olhos delas e pedindo que identifiquem objetos com apenas esses sentidos. Encha um saco com objetos de diferentes formas e texturas e faça as crianças tentarem identificá-los pelo toque. Você poderá usar um urso de pelúcia, uma pedra lisa e uma bola esponjosa. Repita a atividade com o sentido do olfato. Cubra os olhos das crianças e peça que cheirem e identifiquem objetos como flores, uma metade de laranja e uma cebola.

Loading...

Livros para tocar e cheirar

Encoraje as crianças a criarem livros de tato e olfato, para explorarem seus sentidos. Ofereça papel e outros materiais. Faça-as colar um item diferente em cada página do livro. Cada item deverá ser algo que se possa sentir ou cheirar. Crianças mais velhas poderão escrever uma história que envolva os objetos. Por Por exemplo, as mais novas colam uma bola de algodão no papel para representar algo leve ao toque. As mais velhas então desenham a figura de um cabrito e colam nela a bola de algodão. Acrescente páginas para representar o sentido do olfato. Cole nela objetos como uma pétala de rosa ou adesivos com cheiro.

Caça ao tesouro

Guie as crianças por uma caça ao tesouro do tato e do olfato. Faça uma lista de objetos relacionados a esses sentidos que as crianças poderão encontrar na caçada. Você poderá pedir que elas encontrem algo que cheire bem e algo cujo toque seja macio ou áspero. Peça que escrevam sobre o que encontraram e que as crianças menores desenhem os objetos.

Outras atividades com o tato e o olfato

Ajude os estudantes a aprenderem mais sobre esses sentidos por meio de um lembrete visual, como um pôster. Divida o pôster em duas colunas. Desenhe uma mão em um lado, para representar o sentido do tato, e um nariz no outro, para representar o olfato. Faça as crianças cortarem fotos de objetos em revistas que podem ser identificados usando o toque ou o cheiro. Exemplos incluem a foto de um gato peludo e de uma rosa. Outras atividades incluem pedir que as crianças descrevam objetos que podem explorar com as mãos e o nariz. Encoraje-as a usar palavras como "macio", "gostoso" e "liso", ao descrever os objetos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...