Atividades de teatro para alunos do Ensino Médio

Escrito por danny djeljosevic | Traduzido por luiza thomaz
Atividades de teatro para alunos do Ensino Médio
Aulas de atuação no Ensino Médio podem resultar em uma carreira artística (chinese drama image by Luisafer from Fotolia.com)

Muitas escolas oferecem aulas de teatro para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de atuação importantes, como memorização, representação, interpretação de roteiro e improvisação. Existem várias atividades que exercitam essas habilidades e, em alguns casos, até várias delas ao mesmo tempo. Treinar essas habilidades não só ajuda os alunos a alcançar boas notas, mas também pode ajudá-los no futuro caso escolham atuar profissionalmente.

Atuar em cenas

Atuar em cenas inteiras pode ser algo comum em aulas de interpretação, porém, existem várias maneiras de transformar uma cena interpretada pelos alunos em uma lição para a turma inteira. Por exemplo, transforme a cena em uma lição sobre o conteúdo implícito dirigindo seus alunos de forma que eles interpretem a mesma cena várias vezes, cada vez com uma motivação diferente. Em outras palavras, o diálogo permanecerá o mesmo, porém, a mensagem transmitida nas entrelinhas será diferente, o que mudará as atuações. Como alternativa, você pode dar as cenas aos alunos e instruí-los a atuar conforme sua própria interpretação.

Monólogos

Monólogos são discursos feitos por apenas um personagem sem interrupções de outros, se opondo ao diálogo, no qual dois ou mais personagens participam. Fazer os alunos interpretarem monólogos escolhidos por eles não apenas permite que eles atuem e reproduzam as falas por mais tempo, como também ensina a eles a importância da memorização e pode ajudá-los a desenvolver métodos de memorização eficazes para eles. Os alunos também podem descobrir como entender o personagem e traduzir isso na performance. Além disso, se eles planejam seguir uma carreira profissional, eles podem precisar representar monólogos em testes para papéis. Os alunos devem escolher monólogos com os quais eles se identifiquem, memorizá-los e praticá-los para apresentar em frente à turma.

Improviso

Como atores, os alunos devem saber reagir rapidamente a imprevistos durante as cenas. Um professor de teatro deve ensinar improvisação dando a grupos de alunos algumas ideias gerais de cenas para eles improvisarem, como um cenário específico, um título ou alguns objetos para incorporar à atuação. Outros elementos incluem primeiras e últimas falas. Um professor pode dar um ou todos esses elementos para desafiar mais os alunos e testar sua criatividade.

Jogos de improvisação

Jogos de improvisação permitem que os alunos que não estão atuando tomem o controle e ajudem a aquecer a turma enquanto se divertem. Os alunos podem improvisar uma cena com base em sugestões da turma, como toda fala ser uma pergunta ou uma cena na qual a primeira palavra de cada fala deva começar com a letra subsequente do alfabeto. Há também o "Congela!", jogo no qual, quando um aluno diz "congela", a cena é pausada e um dos atores é substituído, criando então uma nova cena a partir das poses congeladas. Os alunos podem jogar esses jogos com mais de dois jogadores para aumentar a dificuldade.