Atividades de teatro para turmas do primário

Escrito por lane cummings | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de teatro para turmas do primário
Atividades de teatro devem favorecer o pensamento criativo (peur image by photlook from Fotolia.com)

Atividades de teatro são essenciais para alunos do primário, pois permitem que as crianças pratiquem conceitos de performance e habilidades criativas, assim como conhecimento do assunto e confiança. Além disso, muitas dessas atividades ajudam no trabalho em equipe, fazendo com que crianças trabalhem tanto individualmente quanto coletivamente para chegar a um objetivo comum.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de improvisação

Atividades de improvisação são úteis como aquecimento para crianças do primário, uma vez que ajudam a estimular a imaginação dos alunos. Também permite que crianças mais reservadas comecem a mostrar seus pensamentos e ideias. Uma atividade, de acordo com o site Creative Drama, consiste em colocar as crianças sentadas em um círculo. Mostre um pedaço de tecido e pergunte, "O que esse tecido poderia ser?" Passe o tecido pelo círculo e peça para cada criança dizer e mostrar algo que o tecido poderia se tornar. Por exemplo, ele pode ser um tapete mágico, capa, fralda, lenço, saco de dormir ou vestido. Encoraje as crianças pensar criativamente.

Um exercício para crianças que são um pouco mais velhas consiste em lhes mostrar um objeto pequeno, como uma caneta ou carteira, e dizer que é uma antiguidade extremamente rara. Passe o objeto pelo círculo e peça para cada aluno dar uma explicação de 40 à 60 segundos sobre de onde ele é e por que é tão raro. Encoraje as crianças a dar detalhes bastante específicos.

Pantomima

Esse exercício é crucial para jovens alunos de teatro, uma vez que mostra para eles a importância de atuar sem usar palavras. Anote cerca de 20 atividades em pedaços de papel e dobre. Essas atividades podem ser "trabalho de escritório," "números de circo," "trabalho de casa" ou "time de futebol". Forme grupos de três ou quatro crianças e misture os pedaços de papel num chapéu. Peça para cada grupo tirar um pedaço de papel e fazer uma mímica da atividade juntos usando a pantomima específica para que haja a comunicação. Por exemplo, se um grupo escolher "trabalho de escritório", um aluno pode se sentar e fingir estar usando uma máquina de escrever, outro pode fingir estar atendendo telefonemas e outro fazendo cópias e mandando faxes. Cada grupo deve mostrar suas pantomimas para a turma poder adivinhar.

Contos de fada engraçados

Essa atividade é ótima para o primário porque envolve contros de fada tradicionais, que a maioria das crianças já conhecem. Forme grupos de três ou quatro crianças. Diga que elas podem escolher qualquer conto de fada para encenar com seus parceiros. Entretanto, elas devem deixar a história mais moderna, tornando-a mais engraçada ou mudando o fim. Dê cerca de 15 minutos para os alunos planejarem e ensaiarem com seus grupos. Quando estiverem prontos, cada grupo apresenta suas esquetes para a turma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível