Atividades e temas para trabalhar com fantoches na educação infantil

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades e temas para trabalhar com fantoches na educação infantil
Dê aos seus fantoches vozes engraçadas e faça as crianças gargalharem (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Se você trabalha com crianças da pré-escola que gostam de assistir a programas e shows de fantoches, não é difícil entender seu apelo. Eles podem dançar, conversar e cantar, sendo todos controlados com as mãos. Os fantoches podem ser feitos de diversas maneiras e materiais, como sacos de papel decorados, imagens coladas em pedaços de madeira ou meias com botões colados para formar um rosto. Faça seus próprios bonecos e ajude as crianças a fazerem os delas.

Outras pessoas estão lendo

Sentimentos

Uma das principais lições que crianças entre três e cinco anos devem aprender é como identificar seus próprios sentimentos e como é importante se preocupar com os sentimentos dos outros. Se você ajudar as crianças a fazerem bonecos que demonstrem expressões faciais diferentes, esses fantoches poderão ser usados em diversas situações. Descreva uma situação para as crianças e peça para que escolham quais fantoches irão encená-la. Por exemplo, elas podem escolher um boneco triste e um boneco com raiva em uma esquete sobre duas crianças brigando por brinquedos. Quando as crianças tiverem usado seus fantoches para solucionar o problema, troque os bonecos por outros com rostos felizes para finalizar a cena.

Animais

Crianças dessa idade são fascinadas por animais, e eles são ótimos para ensinar as elas sobre diferentes ambientes e como cuidar de seres vivos. Deixe que cada criança crie o seu próprio fantoche de um animal e depois as divida em grupos diferentes de acordo com o tipo de ambiente em que os animais vivem. Você também pode focar a atividade em animais que vivem em fazendas ou naqueles que são mantidos como animais de estimação. Dividas as crianças em duplas e dê um animal para cada par. Enquanto uma criança interpreta o animalzinho, a outra pode fingir que alimenta e cuida dele.

Contação de histórias

Qualquer pessoa que tenha passado alguns minutos com crianças de entre três e cinco anos sabe que elas podem inventar algumas histórias malucas. Embora os adultos possam não entendê-las, deixar que as crianças nessa idade inventem histórias permite que elas usem a criatividade e sintam-se ouvidas. Elas podem podem fazer bonecos baseados em pessoas, animais ou criaturas imaginárias e, em seguida, fazer uma apresentação com um único fantoche para toda a classe. Você também pode pedir que elas trabalhem em grupos para incentivar o trabalho em equipe, ou montar uma peça com os fantoches criados por cada criança.

Segurança

Obviamente, você não pode fazer uma criança saltar do topo de um escorregador para demonstrar aos seus colegas que isso não é seguro. Assim, os fantoches podem ensinar às crianças sobre segurança sem que ninguém corra riscos. Use-os para encenar várias situações perigosas e, em seguida, peça para elas usarem seus próprios fantoches para demonstrar alternativas mais seguras. Os fantoches também podem ser usados para ensinar sobre saúde. Ao invés de pedir para as crianças interpretarem médicos, você pode montar uma encenação que demonstre o que acontece com os bonecos durante uma visita ao dentista ou médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível