Atividades temáticas com números reais

Escrito por christine dimaria | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades temáticas com números reais
O jogo da reta numérica e o jogo da memória podem ser usados com números irracionais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os números reais compreendem todos os números contidos em uma reta numérica. Incluem os números naturais, os números inteiros, os números racionais e os números irracionais, como o pi. Há várias maneiras de se utilizarem os números reais em atividades na sala de aula e esse artigo apresentará algumas delas.

Outras pessoas estão lendo

Reta numérica

Essa atividade é aconselhada para estudantes do primeiro ao quinto ano. Mande o aluno desenhar uma reta numérica incluindo números inteiros ou fracionários, dependendo do seu nível de conhecimento, com o uso de canetas hidrocor ou giz de cera. Bolinhas de gude ou objetos de tamanho parecido podem ser usados como marcadores. O aluno coloca o marcador em qualquer lugar na reta numérica para que o colega descubra de que número se trata. Para adicionar mais desafio à atividade, o colega deve dizer esse mesmo número de maneiras diferentes, como, por exemplo, na forma fracionária, decimal ou até na forma de raiz quadrada.

Reta Numérica Humana

Escreva números aleatórios racionais ou irracionais em pequenos pedaços de cartolina. Cada pedaço de cartolina deve conter apenas um número e ser entregue para cada aluno. Divida os alunos em dois grupos: o de números racionais e o de irracionais. Os alunos devem então se localizar na reta numérica na ordem correta. Permita que os alunos mais novos ou que ainda não dominem números irracionais usem calculadora, caso precisem. Essa atividade faz com que os estudantes aprendam mais sobre os números reais, além de reforçar o trabalho em equipe e o espírito de liderança.

Jogo de Tabuleiro

Qualquer jogo de tabuleiro que envolva contagem de números positivos e negativos é uma maneira divertida de alunos mais novos aprenderem mais sobre os números reais. Ao dar aos alunos uma peça colorida ou um dado temático, eles não só se divertem jogando como também aprendem os números, principalmente números inteiros. A criação de quaisquer jogos temáticos que envolvam a matemática é uma excelente maneira de ensinar os números inteiros aos estudantes.

Jogo da Memória

Escreva raízes quadradas, pi, raízes cúbicas, frações ou números decimais em pequenos cartões, sempre em números pares. Cada cartão deverá ter sempre um cartão correspondente, como no jogo da memória. Em um dos cartões, escreva o número em uma forma e no seu correspondente, escreva esse mesmo número em outro formato. Por exemplo, se em um cartão estiver escrito o símbolo do pi (π), o cartão correspondente trará esse mesmo número na sua forma decimal (3,1415). Os alunos podem formar grupos de dois a quatro jogadores. Coloque todos os cartões virados para baixo, de forma aleatória. Os times devem ir virando os cartões para cima até acharem todos os pares do jogo. Ganha o time que achar mais pares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível