on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades de treinamento para a escuta ativa

Atualizado em 21 novembro, 2016

Escuta ativa é uma habilidade importante a ter, pois a capacidade de ouvir e compreender afeta muitas áreas da vida, tais como as relações com os outros e a eficácia no trabalho. Existem cinco elementos de escuta ativa, que são prestar atenção, demonstrar que se está ouvindo, fornecer comentários, deferir o julgamento e responder de forma adequada. Estes elementos garantem que todos os participantes em uma conversa estão praticando a escuta ativa.

Use técnicas de escuta ativa, como fornecer comentários (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

No meio

Esta atividade é útil para ensinar aos alunos qual é a sensação quando as pessoas não os ouvem ou desviam a atenção. Separe os alunos em grupos de três. Faça dois alunos se sentarem em ambos os lados do terceiro aluno e começarem uma conversa com a pessoa no meio sobre qualquer assunto. O aluno no meio vai alternar se virar para cada lado para ouvir as duas pessoas durante a atividade. Após um minuto, troque de posições até que cada aluno tenha ficado no meio. Após a conclusão do exercício, discuta a importância da escuta ativa.

Loading...

Observação

Esta atividade é útil para observar as habilidades de escuta ativas verbais e não verbais. Divida a classe em grupos de três. Escolha um aluno para ser o observador e os outros dois irão falar. Instrua os falantes a manter uma conversação, revezando-se falando e praticando a escuta ativa. O trabalho do observador é observar as habilidades verbais e não verbais dos falantes, como reiterar o que o orador está dizendo ou se mostrar engajado pela linguagem corporal, como inclinar-se em direção ao orador. Troque de lugares até que cada aluno tenha desempenhado o papel de observador.

Ditado duplo

Esta atividade é útil para a prática das habilidades de escuta ativa. Separe a classe em duplas e dê a cada aluno um pedaço de papel e uma caneta ou lápis. Oriente os alunos a iniciar um diálogo sobre qualquer assunto. Durante o diálogo, cada aluno deve praticar a escuta ativa e anotar os principais pontos do que seu parceiro está dizendo. Após um determinado período de tempo, como cinco minutos, a dupla irá verificar as notas do outro, para ver se ambos estavam praticando a escuta ativa.

Teste de memória

Este jogo é útil para incentivar escuta ativa na sala de aula. Leve os alunos à frente da turma, um de cada vez. Peça à turma para entrevistar o aluno fazendo várias perguntas. Oriente a classe a praticar a escuta ativa e fazer anotações, se quiserem. Depois de entrevistar cada aluno, divida a classe em pequenas equipes e dê aos alunos um questionário sobre as respostas de cada um. A equipe que responder o maior número de questões corretamente ganha o jogo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...