on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades dos três porquinhos para crianças de dois anos de idade

Atualizado em 20 julho, 2017

Usar uma história familiar como a dos três porquinhos é uma ótima maneira de entreter seu filho de dois anos. Nessa idade, a compreensão de linguagem das crianças aumenta, e elas começam a desenvolver imagens mentais para acompanhar as histórias que você conta. Elas também começam a contar e a entender causa e efeito. Usando a mesma história várias vezes em diferentes atividades, você estimulará todas essas habilidades recém-desenvolvidas.

Use as atividades como uma história familiar para entreter seu filho de dois anos de idade (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fantoches

Os fantoches de dedo são uma ótima maneira de fazer uma encenação para crianças. Ajude seu filho a fazer seus próprios fantoches de dedo desenhando imagens dos três porquinhos e do lobo em uma cartolina. Enrole a cartolina em torno de seu dedo e use fita para fechá-la. Como alternativa, use sacos de papel. Leia a história em voz alta e ajude seu filho a atuar as partes dos porquinhos e do lobo com suas marionetes.

Loading...

Contando

Usar os três porquinhos para aprender a contar é uma ótima atividade para seu filho. Uma vez que a maioria das crianças não será capaz de realizar contagens muito altas, a contagem até três funciona bem. Ao ler cada página da história, peça ao seu filho para contar quantos porcos estão na foto. Você também pode pedir a ele para dizer quantos lobos ele vê. Faça isso em todas as páginas para ajudá-lo a desenvolver habilidades de contagem.

Soprando para derrubar a casa

Aos dois anos de idade, as crianças começam a entender causa e efeito. Ajude seu filho a recolher os materiais utilizados pelos porcos para construir suas casas. Colete capim ou palha, paus e pedras ou tijolos. Você também pode usar blocos, em vez de pedras. Ajude seu filho a construir uma pequena estrutura de cada material. Em seguida, peça-o para soprar e tentar derrubar a casa. Ele desfrutará da construção e desenvolverá uma compreensão de causa e efeito.

Quebra-cabeças

Nessa idade, a criança consegue resolver um quebra-cabeça simples. Você pode fazer um para ela, desenhando um quadro ou fazendo uma cópia colorida do livro e colando-o em uma folha de papelão. Tente encontrar uma imagem com vários personagens; eles atuarão como pistas visuais, conforme seu filho monta o quebra-cabeça. Corte a imagem em pedaços grandes, dividindo-a em não mais do que cinco ou seis peças. Ajude seu filho a montar a imagem. Depois de ter feito o quebra-cabeça com ele, deixe-o tentar montá-lo sozinha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...