Atividades tridimensionais para o jardim de infância

Escrito por jamie anderson | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades tridimensionais para o jardim de infância
Os alunos do jardim de infância gostam de trabalhar com formas tridimensionais durante as lições de matemática (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A maioria dos alunos do jardim de infância pode facilmente identificar formas planas, como quadrados, círculos e triângulos. Já identificar e trabalhar com formas tridimensionais é muito mais difícil, e eles precisam de muitas oportunidades para explorar formas tridimensionais antes que sejam capazes de visualizar e reconhecê-las. Forneça aos alunos atividades práticas com formas tridimensionais para promover o entendimento.

Outras pessoas estão lendo

Caçada de formas na cozinha

Depois de apresentar as seis principais formas tridimensionais para os alunos — esfera, cubo, cone, prisma retangular, cilindro e prisma triangular —, envie-os para casa com uma missão. Convide os alunos e os pais a ir até a cozinha, procurar por formas tridimensionais e trazer a sua favorita. A cozinha está cheia de formas tridimensionais, como caixas de cereais, cones de sorvete, embalagens de farinha de aveia e recipientes de plástico. Quando os alunos retornarem à escola com seus itens, classifique-os pelo formato que possuem. Compare e mostre as diferenças entre os itens, discutindo como cada forma pode ser muito diferente, dependendo do tamanho e material. Deixe que os alunos segurem e expliquem como sentem os itens e exiba-os no centro da sala para uma maior exploração.

O que eu posso fazer?

Ajude os alunos a compreender melhor as propriedades de formas tridimensionais, explorando formas que podem rolar, ser empilhadas e deslizadas. Crie uma tabela em papel pardo escrevendo os seis tipos de formas na vertical esquerda do papel e as três ações (rolar, empilhar e deslizar) em todo o lado superior horizontal do papel. Reúna os alunos e discuta as formas e ações, incentivando os alunos a fazer previsões e discutir experiências anteriores. Teste cada forma para cada ação e registre os resultados. Por exemplo, um cubo pode empilhar e ser deslizado, mas não rola, e a esfera pode rolar, mas não pode ser empilhada ou deslizada. Os alunos terão que identificar e discutir por que a ação é ou não possível em cada forma. Por exemplo, um cilindro pode fazer todos os três, porque tem características tanto de uma esfera quanto de um prisma retangular, enquanto um cubo não pode rolar porque não tem nenhum lado arredondado. Continue a atividade até que o quadro esteja completo. Se quiser, faça com que os estudantes criem uma cópia individual do quadro e permita que eles gravem também os resultados.

Quantos?

Incentive os alunos a explorar de forma independente formas tridimensionais fazendo com que a classe conte quantas arestas, pontos e faces cada forma tem. Divida os alunos em pequenos grupos nas mesas de trabalho e coloque um exemplo de cada forma tridimensional em cada mesa. Faça fotocópias e distribua uma tabela para cada aluno com as formas do lado esquerdo do papel e as propriedades (arestas, pontos e faces) na parte de cima. Ensine como contá-las e completem juntos uma linha da tabela. Por exemplo, um cubo tem 12 arestas, oito pontos e seis faces, enquanto um prisma triangular tem oito arestas, cinco pontos e cinco faces. Deixe que os alunos completem o restante da tabela, explorando os objetos em seus quadros e escrevendo os números na tabela. Incentive a cooperação dos colegas e cheque as respostas, circulando pela sala de aula e orientando aos alunos com dificuldades. Uma vez que a classe tenha completado as tabelas, reúna os alunos para comparar as respostas e reveja todas as seis formas, verificando com eles o número de cada propriedade. Faça com que os alunos discutam sobre o assunto, incentivando-os a observar que forma tem mais e menos de cada propriedade.

Crie uma forma

Desafie os alunos a criar formas tridimensionais usando massinha ou massa de modelar. Atribua a pares de alunos essa atividade e encoraje-os a trabalhar em conjunto para criar a forma. Forneça exemplos ou guie-os para que encontrem seus próprios exemplos em sala de aula, relembrando aos alunos a respeito do número de pontos, lados e faces de cada forma. Permita que eles compartilhem suas criações com outros pares e discuta como diferentes pares construíram a mesma forma com características diferentes (tamanho, cor ou orientação). Atribua aos grupos uma nova forma e repita a atividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível