Por que alguns atletas usam beta-bloqueadores?

Escrito por justin pendergrass | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que alguns atletas usam beta-bloqueadores?
Os beta-bloqueadores alargam as artérias, permitindo um maior fluxo sanguíneo e reduzindo os espasmos musculares involuntários (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Os beta-bloqueadores se referem a um grupo de três fármacos diferentes, que essencialmente impede que a adrenalina se ligue aos receptores nervosos, bloqueando assim os seus efeitos. Eles são normalmente prescritos para doenças cardíacas -- geralmente para controlar ou reduzir a pressão sanguínea.

Outras pessoas estão lendo

O uso dos beta-bloqueadores no atletismo

Apesar dos beta-bloqueadores serem usados normalmente para problemas cardíacos, há anos os atletas vêm usando os usando como um meio de aprimoramento esportivo. Os beta-bloqueadores alargam as artérias, permitindo um maior fluxo sanguíneo e reduzindo os espasmos musculares involuntários. Pesquisas determinaram que os beta-bloqueadores reduzem a ansiedade. A redução dos espasmos musculares e ansiedade são úteis em muitos esportes.

Os beta-bloqueadores na ginástica

A ginástica é um esporte que depende muito do equilíbrio e estabilidade. Cólicas e espasmos musculares involuntários são comuns nesse esporte e podem facilmente ser a diferença entre a vitória e a derrota. Os ginastas costumam usar os beta-bloqueadores para reduzir ou eliminar os espasmos. Além disso, já que qualquer competição atlética pode ser estressante, os beta-bloqueadores podem ser usados para reduzir a ansiedade durante a competição.

Os beta-bloqueadores no tiro com arco

Essa modalidade depende de um corpo firme, principalmente as mãos e os braços. Qualquer contração ou espasmo em algum lugar do corpo poderá tirar a flecha do alvo. Os beta-bloqueadores são usados para evitar a ansiedade e estabilizar os músculos, permitindo um controle maior sobre o corpo e mais precisão. Quase da mesma maneira, os beta-bloqueadores também são usados nos esportes de tiro para controlar os músculos e reduzir a ansiedade, permitindo uma maior precisão.

Os beta-bloqueadores em outros esportes

Enquanto os esportes descritos anteriormente dependem muito do equilíbrio e estabilidade de determinados músculos, os beta-bloqueadores também são usados por atletas de vários outros esportes, principalmente nos níveis semi-profissional e profissional. Como foi dito anteriormente, os beta-bloqueadores reduzem a ansiedade, e muitos atletas os usam para ficarem calmos durante as competições.

A legalidade do uso atlético

Salvo poucas exceções, o uso dos beta-bloqueadores como meio de melhorar a performance nos esportes é ilegal. O Comitê Olímpico Internacional proíbe o uso dos bloqueadores em todas as suas modalidades esportivas. O mesmo ocorre com a NBA, NHL, NFL e MLB. Mas como os beta-bloqueadores bloqueiam substâncias naturais do corpo e são rapidamente absorvidos, pode ser difícil saber se um atleta está fazendo uso deles, mesmo com repressão estrita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível