Mais
×

Como atrair um gato para fora de um esconderijo

Atualizado em 17 abril, 2017

Como os amantes de animais de estimação do mundo inteiro podem confirmar, existem dois tipos de pessoas: as que gostam de gatos e as que gostam de cachorros. As pessoas que gostam de cachorros lidam com a baba dos seus animais, a carência em excesso e a necessidade constante de caminhadas e atenção ininterrupta. As que gostam de gatos seguem seu próprio caminho, aturando a afeição instável de seus bichos, limpando suas caixas de areia e aceitando que, às vezes, seus gatos podem simplesmente desaparecer por um tempo. Quer estejam se sentindo estressados, assustados ou precisando de um tempo sozinhos, os gatos se escondem de vez em quando. Existem, no entanto, formas de atrai-los para fora do esconderijo.

Instruções

Os gatos conseguem entrar em lugares incrivelmente pequenos (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Deixe a casa silenciosa, sem qualquer som alto ou potencialmente assustador. Não é hora de passar o aspirador de pó, retalhar documentos indesejados ou ligar o triturador de lixo. Se você tiver um cachorro, coloque-o em seu canil ou peça para alguém levá-lo para passear. Concentre-se em deixar a casa o mais confortável possível para o seu gato.

  2. Sacuda um recipiente com os petiscos do seu gato. Essa técnica funciona melhor se você já a tiver empreendido para avisar ao seu gato que a hora do petisco está chegando. Se os alimentos forem mantidos em um saco plástico, sacuda-o de forma ruidosa. Ande pela casa, sacudindo e chocalhando o saco ou o recipiente. Talvez também seja bom chamar pelo gato de forma gentil ou usar as palavras que costuma usar para informá-lo de que está na hora de comer.

  3. Chocalhe os brinquedos do seu gato. A maioria dos felinos possui pelo menos um brinquedo que chocalha. Se o seu gato não for fã desses brinquedos, ande pela casa com o brinquedo favorito dele e jogue-o para cima de vez em quando, a cada poucos metros. Agora pode ser uma boa hora para reabastecer qualquer brinquedo com erva-de-gato.

  4. Mie. O seu gato pode se sentir confortado com miados suaves e gentis. Se você se sentir bobo ao fingir ser um gato, basta falar em um tom suave e reconfortante conforme anda pela casa. Chame-o com doçura; diga-lhe que está tudo bem e demonstre que está preocupado.

  5. Abra uma lata de atum ou de comida de gato. Muitos felinos são famosos por aparecer assim que você abre uma lata de atum, com esperança de que compartilhe um pouco com eles. Se o seu gato tiver outra comida preferida que o inspire a aparecer e se esfregar em sua perna, esse é o momento de satisfazê-lo. Pegue um pouco de sorvete, um copo de leite ou peça um pouco de sushi. Afinal, vale a pena, se ajudá-lo a encontrar o seu amado gato.

  6. Dê-lhe um tempo. Quando os gatos estão assustados ou estressados, podem sentir instintivamente a necessidade de se esconder por horas a fio. Embora isso possa causar preocupação aos seus donos amorosos, é realmente um comportamento típico dos felinos. Quando seu animal se sentir mais confortável, provavelmente aparecerá, sem sinais de abalo.

Aviso

  • Enquanto o seu gato estiver escondido, tenha muito cuidado ao fechar portas ou cobrir qualquer abertura. Você não vai querer prender ou machucá-lo sem querer.

O que você precisa

  • Petiscos para gatos
  • Brinquedos para gatos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article