×
Loading ...

Atribuições de um diretor de operações

Em uma grande empresa, o diretor de operações, ou COO, trabalha diretamente abaixo do CEO. O COO é responsável por todas as decisões diárias e funções corporativas relacionadas com a administração de uma empresa, ao mesmo tempo em que compartilha as responsabilidades da liderança com o CEO, mas de maneira reduzida. A maioria das empresas dão aos COOs o título de "presidente", que expressa seu papel de liderança e descreve seu significado.

Alguns CEOs assumem suas responsabilidades além das responsabilidades do COO. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Responsabilidades

A diretoria da empresa ou seu CEO define as responsabilidades específicas do COO quando criam o cargo. Essas responsabilidades normalmente incluem a administração de funções diárias da empresa, reportando ao CEO e à diretoria as necessidades ou o desempenho da empresa e tomando decisões finais sobre muitas questões cotidianas. O tamanho da empresa determina as responsabilidades do COO. Firmas menores podem esperar que um COO seja um supervisor direto de todas as operações, enquanto nas empresas maiores os COOs contam com vários subordinados e podem focar nas responsabilidades de tomada de decisões.

Loading...

Relacionamento com o CEO

Como COO você tem a responsabilidade de manter um relacionamento com o CEO da empresa. Essa relação inclui comunicação aberta, confiança, respeito mútuo e sentido de parceria, uma vez que ambos trabalham juntos para enfrentar os problemas e necessidades da empresa. Em público, você é responsável por demonstrar respeito e confiança em relação às decisões do seu CEO. Esse comportamento em público inspira confiança em seus subordinados e faz com que os funcionários sintam que os dois chefes da empresa estão trabalhando na mesma direção. Como COO você deve se sentir confortável de compartilhar todas as informações com seu CEO, o que inclui o compartilhamento de informações desagradáveis bem como relatórios de desempenho diários.

Relacionamento com a diretoria

Cabe ao COO manter um relacionamento com a diretoria, que seja favorável ao CEO e exclusivo do COO, o que inclui ser informado de todas as funções diárias da empresa, responder perguntar e reportar-se à diretoria e fornecer feedbacks claros em relação a todos os problemas operacionais da empresa. Você também é encarregado de manter a transparência com a diretoria, certificando-se de que ela tem acesso a todas as informações da empresa que requeiram sua intervenção.

Futuro CEO

Se uma empresa conta com um COO confiável, ela pode prepará-lo para o pepel de CEO em situações nas quais a diretoria percebe que o CEO atual está a caminho de se aposentar. Nesse caso, o papel do COO muda para incluir o treinamento para a posição de CEO, tornando-se menso um parceiro e mais um aprendiz. Suas responsabilidades como COO irão se expandir ao longo do tempo à medida que comece a exercer a função de CEO. Uma empresa pode aumentar seu papel com o tempo, aos poucos introduzindo novos aspectos do papel de CEO às suas responsabilidades.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...