Como fazer uma audição para grandes gravadoras

Escrito por lori spencer | Traduzido por d. silva
Como fazer uma audição para grandes gravadoras
Uma audição para uma grande gravadora é uma oportunidade de ouro (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

A assinatura de um contrato de gravação com uma grande gravadora é o objetivo final da maioria dos compositores e das bandas aspirantes. Mas, como AC/DC canta em sua canção de sucesso, "it's a long way to the top if you want to rock and roll", ("é um longo caminho ao topo se você quer arrebentar", em tradução livre). Chegar até uma grande gravadora pode levar anos de apresentações no circuito de clube e de gravações para pequenos selos, ou você pode ser um dos sortudos que recebem o seu primeiro contrato com uma gravadora grande, aos 16 anos. No entanto, é preciso mais do que apenas sorte para conseguir um contrato de gravação. Para a maioria dos artistas, é necessário uma equipe de pessoas trabalhando para lançar o demo da banda e buscar audições com gravadoras.

Instruções

  1. 1

    Ganhe confiança e experiência através de apresentações ao vivo o mais rápido possível. Os compositores e as bandas que buscam a atenção de grandes gravadoras já precisam ter um grande número de seguidores de fãs. Quando você representa uma garantia de vendas para a mesa, é uma moeda de troca poderosa. As grandes gravadoras serão muito mais propensas a assinar um contrato.

  2. 2

    Entre em um estúdio de gravação de qualidade e faça um álbum (ou pelo menos uma demonstração de 4 a 6 músicas). Hoje em dia, a autoprodução é relativamente barata para os artistas, bem como o lançamento do seu próprio álbum. Você pode não somente comprar essa demonstração para as gravadoras, mas também pode vender seus CDs em shows ao vivo, em seu site e em pontos de venda para ganhar uma renda extra.

  3. 3

    Contrate um artista de talento para projetar sua arte da capa do CD. Os executivos da gravadora e os representantes de A&R (Artistas e Repertórios) costumam dizer que uma arte única ou especialmente criativa os levará a ouvir o CD de um artista não contratado. É uma maneira criativa para novos artistas chamarem a atenção dos executivos da gravadora, de acordo com a Island Records, fundada por Chris Blackwell.

  4. 4

    Encontre um investidor ou patrocinador para sua música. Isso está se tornando uma necessidade econômica na indústria musical atual. A menos que você seja rico e independente, precisará de algum capital para pagar o custo da gravação de um CD, a produção, a promoção, os instrumentos e os equipamentos de som, os custos de turismo/viagens e mercadorias, tais como camisetas.

    Cada vez mais artistas que procuram uma gravadora já com forte apoio financeiro são mais propensos a assinar um contrato. A gravadora não tem que assumir todo o risco financeiro para o artista se o álbum não cumprir as expectativas de vendas.

  5. 5

    Não perca tempo e dinheiro enviando seu CD para empresas de gravação por si mesmo. A maioria das propostas não solicitadas vai diretamente para o lixo. A maioria dos especialistas do setor concorda que ter um contato dentro da gravadora ou um gerente bem relacionado são as únicas maneiras de novos artistas serem ouvidos.

  6. 6

    Peça ao seu gerente ou agente para enviar seu CD ou o demo gravado para as grandes gravadoras e agendar audições para você. Um gerente hábil com amigos na indústria deve ter representantes A&R das grandes gravadoras retornando suas chamadas, ouvindo sua música e/ou assistindo um show ao vivo da sua banda.

  7. 7

    Seja rápido. O tempo é crítico. Os representantes de A&R ouvem tantas bandas que podem esquecer tudo sobre você, se você esperar muito tempo para dar o próximo passo. Se a gravadora mostra qualquer interesse depois de ouvir sua demo, visitar o site da sua banda, participar de um dos seus shows ou apenas assistindo um vídeo seu no YouTube, é hora de correr atrás de uma audição ou pelo menos de uma reunião de almoço com o representante da gravadora.

  8. 8

    Prepare-se para a sua grande audição. Pratique arduamente com sua banda ou cante com faixas de apoio e assegure que sua apresentação seja suave e confiante. Ensaie em um quarto espelhado, se possível, ou grave o ensaio para que você possa melhorar seus movimentos. Escolha sua roupa para a audição com bastante antecedência. Certifique-se de não apenas manter uma boa aparência, mas vestir uma roupa que permita que você se mova livremente para movimentos de dança.

  9. 9

    Vá para a audição com uma atitude otimista, positiva e faça seu melhor. Não leve qualquer crítica para o lado pessoal - a coisa mais profissional que você pode fazer é agradecer a essa pessoa por ajudá-lo a melhorar. Respeite sua experiência de anos na indústria da música e agradeça alegremente a oportunidade.

  10. 10

    Continue avançando depois da audição e marque outra reunião ou almoço com o seu gerente/agente e o representante da gravadora. Se a gravadora estiver interessada em firmar um negócio, tenha um advogado experiente em revisão da lei de entretenimento em todos os contratos antes de assiná-los (consulte Recursos).

Dicas & Advertências

  • Considere o uso de serviços que, por uma taxa, "despacham" sua demo para grandes gravadoras, editoras e companhias para você, colocando sua música na mão de artistas e até mesmo ajudando-o a encontrar um gerente ou agente. Esses serviços de colocação têm uma forte histórico de sucesso e os contatos dentro da indústria que podem chegar às pessoas certas para ouvirem sua música.
  • Não permaneça na sala de audição conversando com os representantes da gravadora por muito tempo após a audição. Seja educado e saia rapidamente para abrir caminho para a próxima audição.
  • Projetar seu desespero para chegar a um acordo é outra maneira de não obter um retorno da ligação. Mantenha um acompanhamento breve, amigável e pouco frequente. Se a gravadora não estiver retornando suas chamadas, pegue a dica e concentre sua pesquisa em outro lugar.
  • Embora seja uma boa ideia trabalhar com um professor de canto antes de uma importante audição em uma gravadora, não se prepare excessivamente. Você não quer acabar com a sua voz antes mesmo de participar da audição. Fique 12 a 24 horas sem cantar antes da audição e descanse a voz.
  • Antes do teste, você ficará nervoso, isso é normal. No entanto, não negligencie as necessidades básicas do seu corpo. Coma de forma equilibrada, com refeições leves para manter sua força. Beba muita água para a hidratar-se, se você for um cantor, e evite cafeína. Você não quer que os seus dedos estejam nervosos quando tocar seu instrumento.

O que você precisa?

  • CD demo gravado profissionalmente
  • Biografia do artista
  • Kit de mídia
  • Site
  • Gerente e/ou agente
  • Patrocinadores ou investidores

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível