Compação entre áudio mono e estéreo

Escrito por ben firke | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Compação entre áudio mono e estéreo
Fones de ouvido podem reproduzir áudio em som mono e estéreo (headphones. image by Alexander Lukyanov from Fotolia.com)

Áudio mono e estéreo oferecem experiências sonoras significativamente diferentes. Enquanto o estéreo é o formato mais comum para sistemas de áudio domésticos e para música gravada, o som mono oferece benefícios diferentes para os consumidores que procuram gravações antigas de alta qualidade. A diferença básica entre eles é o tipo de sinal que o amplificador transmite para a caixa acústica, não o modelo ou quantidade dela, assim um conhecimento prático de som estéreo e mono é fundamental para consumidores informados e técnicos de áudio que buscam uma qualidade sonora melhor.

Outras pessoas estão lendo

Som estereofônico

Sistemas de áudio individuais ou domiciliares criam o som estereofônico transmitindo dois sinais independentes através de dois canais separados em um par de caixas acústicas. De acordo com MCsquared.com, aparelhos estéreos são mais utilizados para reproduzir a sensação de ouvir uma banda ou orquestra tocando ao vivo. Basicamente, como os sinais independentes destacam os diferentes instrumentos ou sons nos canais direito e esquerdo, o estéreo é considerado mais "intenso", recriando a sonoridade de instrumentos individuais localizados em áreas diferentes. Para uma melhor experiência, o ouvinte deve se colocar diretamente no meio das duas caixas acústicas, o que cria uma sensação denominada por alguns ouvintes como "imagem de áudio".

Som mono

Os amplificadores produzem som monofônico ou "mono", transmitindo um canal de sinal único de uma ou mais caixas acústicas, mesmo que sejam usadas duas, um sinal monofônico produzirá os mesmos níveis sonoros exatos em cada uma delas. Portanto, o mono não transmite nenhuma sensação de profundidade ou ambientação, ao contrário das caixas acústicas estéreo. Mesmo através de fones de ouvido, o som monofônico produzirá um único agrupamento da música, sem a sensação de imagens de áudio.

Vantagens do som estéreo

Desde que o estéreo se tornou o formato padrão de música gravada nos anos 1960, a maioria dos sistemas de áudio domésticos e fones de ouvido usam amplificação estéreo, o qual também é padrão para a maioria dos sistemas de PA em salas de concertos, devido à sua capacidade de reproduzir a separação física dos instrumentos no palco. De acordo com o texto "A Short History of the Multitrack Recording Studio" (Uma Breve História do Estúdio de Gravação Multicanal), de Wayne Wadham, a rádio FM é transmitida em estéreo e quase todas as músicas registradas desde o início dos anos 70 têm sido gravadas e mixadas com som estéreo.

Vantagens do som mono

Apesar do estéreo ser o sistema de áudio mais utilizado, existem algumas vantagens diferentes para o som mono em determinadas situações. Por exemplo, músicos como os Beatles teriam como preferência as mixagens em mono de suas canções, em vez do estéreo, à medida que as estações de rádio AM preferiam o som monofônico para singles de sucesso. O estéreo era considerado uma tecnologia nova e geralmente ignorado por muitos grandes músicos de rock antigo. Visto que os artistas pretendiam que a sua música fosse ouvida em mono, gravações antigas podem soar mais potentes e dinâmicas nesse formato sonoro. Além disso, é melhor para discursos públicos, onde a clareza de uma única voz amplificada é o objetivo da mixagem de som.

Conselhos para consumidores e técnicos

Hoje, as empresas de equipamentos de som raramente fabricam aparelhos monofônicos, assegurando que o custo médio de um estéreo é muito menor. Assim, os consumidores que comprarem um sistema de som para sua casa devem escolher amplificadores e caixas acústicas estereofônicos, o padrão da indústria. No entanto, quando os comprar para gravar música antiga, como a dos Beatles, os consumidores podem querer procurar versões monofônicas sempre que possível. Para som ao vivo, técnicos de áudio devem usar o estéreo para apresentações musicais e o mono para discursos ou debates.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível