Como auditar uma reconciliação bancária

Escrito por kaye morris | Traduzido por andré bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como auditar uma reconciliação bancária
Uma reconciliação bancária correta dá confiança na precisão dos relatórios financeiros (Accounting and finances image by MAXFX from Fotolia.com)

Reconciliações bancárias são um dos componentes-chave para determinar que se contabilidade mensal é precisa e completa. Se a reconciliação bancária está devidamente preparada, ela é responsável por todas as receitas e despesas de uma empresa. Como a maioria das transações comerciais envolvem o recebimento ou pagamento de dinheiro, uma conciliação bancária adequada pode facilmente identificar os itens perdidos ao declarar transações contábeis mensais. Reconciliações bancárias devem sempre ser aprovadas por um funcionário além do preparador da conciliação bancária e serem auditadas pelo menos uma vez por ano por um auditor independente para verificar a precisão.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Reconciliação bancária
  • Recibo da contabilidade
  • Extrato da conta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Obtenha uma cópia da reconciliação bancária do mês que você deseja a auditoria, um recibo de toda a atividade lançada para a conta bancária na contabilidade geral no mês auditado e uma cópia do extrato bancário oficial.

  2. 2

    Compare o saldo final da conta bancária registrado na reconciliação bancária com o extrato bancário oficial para garantir que ele está correto.

  3. 3

    Compare o balanço da conta da contabilidade geral registrado na reconciliação bancária com o recibo da conta da contabilidade geral para garantir que ele está correto.

  4. 4

    Calcule a diferença entre o saldo final conforme a contabilidade geral e o saldo final conforme o extrato bancário e garanta que a diferença está devidamente refletida no extrato bancário.

  5. 5

    Reveja cada transação no extrato bancário e procure por uma transação correspondente no recibo da contabilidade geral. Coloque uma marca ao lado de cada item verificado tanto no recibo quanto no extrato bancário.

  6. 6

    Reveja o extrato bancário e o recibo da contabilidade geral em busca de todos os itens que não foram refletidos no outro documento. Esses itens são considerados itens de "reconciliação" e devem estar refletidos na reconciliação bancária com a descrição do motivo para esse item. Os itens de reconciliação comuns incluem cheques emitidos porém ainda não declarados na conta ou depósitos efetuados no banco que ainda não foram lançados na conta.

  7. 7

    Verifique se a soma dos itens de reconciliação é igual à diferença entre o saldo final do recibo da contabilidade geral e do extrato bancário.

Dicas & Advertências

  • Se você não tem certeza de como auditar uma reconciliação bancária, considere a contratação de um profissional de contabilidade para orientá-lo através do processo na primeira vez.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível